Blog
Canal de expressão de ideias, experiências pessoais ou resultado da colaboração de um grupo de pessoas
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O que é?
- O blog, ou weblog, é uma página web atualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro.
- Pode ser um canal de expressão de ideias ou experiências pessoais ou resultado da colaboração de um grupo de pessoas que se reúnem para atualizar um mesmo blog.
- Algumas características o diferenciam de uma simples página na internet/intranet: Escrito sobre o ponto de vista pessoal; Facilidade e velocidade de configuração; Interface simples para postagem; Possibilidade de contatar ou colaborar com o escritor.
Quando utilizar?
- Durante a execução do projeto como forma de comunicação entre os participantes e para registro dos acontecimentos e decisões.
- Para a publicação de conteúdos relevantes em torno de um tema específico.
- Como forma de comunicação ágil com o restante da empresa.
Recursos necessários:
- Cultura de interação virtual
- Espaço virtual para criação do blog, como por exemplo um Portal Sharepoint
- Algum líder da iniciativa, que deverá se responsabilizar ou gerenciar a construção do conteúdo e incentivar sua evolução
Como aplicar?
Definir o propósito
- Tenha claro qual o objetivo, tópico principal e público-alvo do blog. Um blog de projeto direcionado para a equipe envolvida deverá ter características diferente de um blog aberto para toda a empresa. As diferenças podem ir do padrão de linguagem às funcionalidades.Avalie nesse momento como o blog pode auxiliá-lo a aprimorar a comunicação, por exemplo reduzindo trocas de email e facilitando o diálogo.
Configurar sistema
- É necessário um lugar para hospedar o blog. O Sharepoint fornece essa solução de forma nativa, mas há outras opções principalmente se o blog for aberto para pessoas externas.
- Neste caso alguns exemplos de soluções são o blogger.com e o wordpress.com.
- De qualquer forma, em geral as funcionalidades disponíveis são semelhantes, por exemplo:
- Publicação WYSIWYG – acronismo em inglês que significa ‘O que você vê é o que você obtém’. O termo é usado para classificar ferramentas de edição e desenvolvimento que permitem visualizar, em tempo real, exatamente aquilo que será publicado ou impresso.
- Embed de vídeos – fácil adição de fontes externas, como vídeos do YouTube.
- Publicação de imagens e vídeos – possibilidade de adição de fotos ou vídeos utilizando o próprio editor de conteúdo.
- Tag – inclusão de palavras-chave facilitando a busca e navegação entre postagens.
- RSS Feed – Really Simple Syndication é a possibilidade dos leitores assinarem o conteúdo do blog e o acompanharem por um RSS Reader ou por boletins enviados por email.
- Controle de acesso – opção de restringir o acesso ao blogCurtir e comentar – possibilidade das postagens terem avaliação e comentários
- Além disso, na configuração e comunicação, deixe claro as regras de uso com a definição das normas de conduta.
Construir conteúdo
- Mantenha uma atualização constante de conteúdo com o foco no tema do blog. Durante a execução de um projeto, por exemplo, use o espaço para registrar eventos relevantes, ressaltar requisitos e necessidades do cliente, compartilhar decisões, divulgar indicadores e entregas, apresentar stakeholders, ressaltar riscos, e disseminar documentos produzidos.
- Na criação da postagem sempre coloque um título que expresse o conteúdo (mensagem principal) e insira tags ou classificações que facilitem posterior acesso.
Acompanhar postagens
- Sempre leia e responda comentários inseridos.Mas se possível, avalie também o nível de acesso e quais postagens possuíram maior repercussão com o uso de funcionalidades de estatística (ex.: Web Analytics do SharePoint. Utilize estas informações para aprimorar seu conteúdo.
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
- Utilize uma linguagem informal, mas sempre confira o conteúdo antes de publicá-lo para avaliar possíveis erros de gramática e a própria consistência do texto.
- Estimule a participação terminando as postagens com perguntas abertas que estejam relacionadas as experiências pessoais do público do blog„.
- Faça postagens relevantes e concisas para estimular a leitura e acompanhamento do blog.
- Como as postagens mais recentes são apresentadas antes, o blog não estimula o acesso aos conteúdos passados. Dessa forma, caso pretenda criar um conteúdo organizado e de fácil acesso, opte eventualmente por uma Biblioteca de Documentos. Caso pretenda construir um conteúdo único mas gradativo, opte por um Wiki .
Exemplos de aplicação:
Natura – Blog da área de Operações e Logística
- Criado em 2011 como forma de comunicação dentro de um Projeto, o blog passou a ser um canal central para publicação de novidades e treinamentos dentro da Vice-Presidência de Operações e Logística.
Aprenda mais:
- Knowledge Sharing Toolkit: – Blog (em inglês)
- Vídeo ‘O que é um blog?’
- Artigo ‘Uso de Blogs na Gestão do Conhecimento‘ por David Kato e Wagner T. Cassimiro
- Artigo ‘Microsoft SharePoint Foundation – Blog’ (em inglês)
Processos de Conhecimento
( ) Identificação ( ) Criação ( X ) Retenção ( X ) Transferência ( ) Aplicação