Quando o assunto é saneamento básico, estima-se que cerca de 4,5 bilhões de pessoas no mundo não possuem acesso a serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto (PNUD).
No Brasil, cerca de 35 milhões de habitantes vivem sem acesso à água tratada e quase 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto (INSTITUTO TRATA BRASIL).
No contexto mundial, o Brasil, a 8a economia do mundo, ocupa a 106a posição num ranking de saneamento entre 200 países.
Os números acima expressam como serão desafiadores os próximos dez anos para o setor atingir o objetivo da universalização proposto no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 do Pacto Global da ONU (ODS#6).
Serão necessários investimentos expressivos e, neste contexto, a inovação é a chave para a evolução na velocidade necessária, tanto de processos operacionais, quanto de processos comerciais.
Será necessário envolver todas as partes interessadas do sistema de saneamento (organismos não governamentais, empresas públicas e privadas de saneamento e a sociedade) para oferecer aos brasileiros serviços de saneamento básico de forma universal.
Ciente desse desafio, em 2022 emergiu o Fórum de Inovação e GC no Setor de Saneamento da Sociedade da Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC ),
Para contribuir nas discussões sobre o setor, os participantes do Fórum realizaram esta sondagem exploratória para identificar os temas percebidos como prioritários para os próximos 5 anos.
Esses temas, apontados por profissionais e especialistas do setor poderão nortear estudos futuros sobre a inovação no setor.
O principal objetivo da pesquisa/sondagem exploratória é oferecer ao setor de saneamento no Brasil insumos representados por dados e informações provenientes de agentes do setor. Dessa forma, espera-se que, cada parte interessada, ao ler este relatório, vislumbre como poderá contribuir para elevar o setor de saneamento a patamares desejados de cobertura e de experiência para a população.
©2024. SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados.