*Por Chris Smith
A maioria das tecnologias são supostamente para nos ajudar a ser mais produtivo no trabalho. Infelizmente, a maioria dessas tecnologias têm o efeito oposto, comendo pedaços significativos do nosso tempo e deixando menos tempo para atingir objetivos atuais.
Um relatório recente do McKinsey Global Institute (MGI) revelou que a jornada de trabalho do empregado média fica assim:
- 28% lendo e respondendo e-mails;
- 19% de pesquisa e coleta de informação interna;
- 14% de comunicação e colaboração intraorganizacional;
- 39% para a realização de tarefas específicas às funções.
Isto significa disperdicio de um monte de tempo fazendo coisas que não contribuem diretamente para o “bottom line” da empresa. Então, como as ferramentas de gestão do conhecimento podem ajudar a sua organização na “guerra” contra esses consumidores tecnológicos de tempo?
MGI descobriu que o uso de tecnologias sociais, como ferramentas de gestão de conhecimento, pode elevar os níveis de produtividade de 20 a 25 por cento:
- Transformando mensagens em conteúdo;
- Produzindo registros pesquisáveis de conhecimento;
- Facilitar a coloboração de forma mais rápida e mais efetiva.
É claro que, simplesmente a compra e a implantação de uma nova ferramenta, trará pouco resultado. Para alcançar maior produtividade, as organizações precisam adotar uma cultura de confiança aberta construída sobre o compartilhamento de informações. E a mudança tem de vir de cima para baixo. Os gestores devem dar o exemplo e estimular suas equipes para compartilhar ativamente o conhecimento que eles têm e premiar os melhores participantes.
Publicado Originalmente sob o título “3 Ways Knowledge Management Can Increase Productivity up to 25 Percent” no AnswerHub Blog.