A gestão do conhecimento reúne princípios que servem para capturar, distribuir e utilizar informações adquiridas de maneira efetiva. Para que seja possível gerar bons resultados, o conhecimento deve ser adquirido, avaliado e encontrado.
Hoje em dia, algo que as empresas procuram constantemente é aumentar sua produtividade e melhorar o desenvolvimento em seu ambiente interno. Isso é possível por meio do investimento em ferramentas tecnológicas e inovações.
É assim que a corporação vai alcançar resultados positivos e enfrentar a concorrência. Os líderes, por sua vez, voltam suas preocupações para o engajamento e a qualidade das tarefas realizadas pela equipe.
Ao fazer gestão do conhecimento, a companhia cria e compartilha o uso de informações de um grupo específico. Pode ser vista como um tema multidisciplinar que traz mais eficiência para os trabalhos e funções realizadas.
Como resultado, a corporação consegue organizar e distribuir melhor os dados. Muitas organizações possuem um setor específico para tratar as informações, por isso procuram contar com profissionais de tecnologia da informação, RH e outros.
Neste artigo, será abordado como aplicar a gestão de conhecimento na empresa, para que servem seus princípios e qual é a importância desse processo para a companhia.
Como aplicar a gestão do conhecimento?
Depois de entender qual é o conceito de gestão do conhecimento, é muito importante saber como aplicá-la do jeito certo.
Mas antes de saber como esse processo acontece, tenha em vista que ele envolve o aperfeiçoamento da comunicação e a qualificação da equipe, sendo medidas necessárias para as técnicas e o desenvolvimento corporativo.
Com isso em mente, uma clínica onde faz exame demissional sorriso deve investir nas seguintes ações para aplicar a gestão do conhecimento:
Conhecer a situação da empresa
Procure fazer um diagnóstico da situação atual do negócio, observando alguns pontos. Um deles está relacionado às características do time, por isso descubra quem são as pessoas da corporação e as informações necessárias para seu trabalho.
Entenda de que maneira se comunicam e interagem, se existe o compartilhamento entre elas ou se ocorre uma separação de grupos que impede que as informações sejam compartilhadas.
O gestor deve entender como é a organização dos papéis e funções de cada um e se tudo está sendo feito do jeito certo. Ao fazer essa análise da empresa, fica mais fácil saber quais são os problemas de distribuição do conhecimento e propor mudanças.
Fazer benchmarking
Benchmarking é um processo muito importante para a gestão do conhecimento. A capacidade de analisar a concorrência é fundamental para compreender processos e demandas, aperfeiçoando e desenvolvendo o negócio.
Se um fabricante de pia em aço inox com duas cubas consegue melhorar esses aspectos, aumenta sua competitividade. No entanto, para fazer um bom benchmarking, é necessário:
- Escolher como será feito;
- Definir parâmetros de comparação;
- Escolher indicadores de desempenho;
- Coletar dados.
Também é fundamental avaliar os resultados, desenvolver um plano de ação pós-benchmarking, além de elaborar uma maneira de acompanhar o plano de ação.
Fazer reuniões
Outra forma de obter e aumentar o conhecimento dentro da empresa é por meio de melhorias no relacionamento entre os funcionários. A maneira como a comunicação acontece ajuda a coletar e distribuir dados e informações.
Para melhorar o relacionamento, uma das melhores ferramentas são as reuniões constantes e com a presença do time todo.
Durante esses encontros, é possível analisar as condições atuais dos processos, como a interação acontece entre os membros da equipe, entre outros assuntos que podem mostrar o que está tornando o time ineficiente, além de ajudar a aumentar o conhecimento.
Criar canais de discussão
Além das reuniões, outra coisa muito importante que precisa ser feita é a criação de canais de discussão. Hoje em dia, existem várias ferramentas que ajudam nesse sentido, como no caso de um software de gestão para organização de funções.
Uma clínica de exames pré natal também pode usar outras ferramentas, como no caso do WhatsApp, para formar grupos de discussão, melhorando e facilitando ainda mais a comunicação entre os departamentos.
Princípios da gestão de conhecimento
A gestão do conhecimento corporativo é formada por diversos princípios que possuem finalidades diferentes. São eles:
Aprendizagem organizacional
Dentro de uma empresa, o processo de aprendizagem é coletivo, ou pelo menos deveria ser. A companhia usa a gestão do conhecimento quando consegue mostrar e desenvolver a aprendizagem empresarial.
O ambiente deve permitir o progresso de todos, além de fomentar pesquisa, análise e inovação, sempre tendo as melhorias como foco. Quando todos são motivados a trabalhar em grupo, agregam valor ao serviço e a gestão do conhecimento é mais satisfatória.
Gestão da informação
Uma empresa de projeto paisagístico para quintal só consegue fazer uma boa gestão do conhecimento se tiver uma boa gestão da informação.
O processo está relacionado à estruturação das informações mais importantes para o negócio, e uma vez que isso é feito, ajuda a criar processos e a tomar boas decisões.
Fica mais fácil identificar e corrigir erros que trazem possibilidades de melhoria, aprimorando os conhecimentos de todos.
Gestão do capital intelectual
A gestão do capital intelectual ajuda a identificar e compartilhar os conhecimentos adquiridos e acumulados ao longo do tempo pela corporação e de cada membro da equipe.
Cada pessoa tem uma forma de desenvolver seus conhecimentos e isso sempre traz algo valioso para o negócio. A gestão ajuda a identificar os talentos e valoriza o capital intelectual.
Gestão de competência
Quando a companhia sabe quais são os seus objetivos, precisa buscar conhecimentos e habilidades que ajudem a alcançá-los. A gestão de competências vai justamente identificar as competências que desenvolvem o negócio rapidamente.
Uma empresa de lavagem de sofás deve delegar responsabilidades para áreas diferentes e investir em treinamentos que ajudam os profissionais a melhorar em sua gestão de competência, tudo por meio de um processo contínuo e organizado.
Educação corporativa
Quanto mais informações uma empresa puder reunir, melhor. Mas assim como tudo o que acontece dentro de uma corporação, elas precisam ser bem organizadas e aplicadas na cultura organizacional.
A educação corporativa exerce um papel muito importante nesse processo, estruturando e educando os colaboradores, de modo que estejam alinhados aos objetivos e propósitos da corporação.
Inteligência competitiva
Por fim, a inteligência competitiva é alcançada por meio de monitorias constantes do mercado, buscas por tendências, análises estratégicas e qualquer outro conhecimento que agregue valor para a competitividade.
Ao desenvolver uma estratégia e analisar os riscos, a empresa consegue desenvolver sua inteligência competitiva, e todo esse processo é fundamental para gerar conhecimento.
Importância da gestão de conhecimento
Dentro de uma funerária 24 horas, a gestão de conhecimento é importante por diversas razões. Uma delas porque esse processo aprimora a comunicação, devido ao compartilhamento de informações para descobrir habilidades e experiências.
Com isso, líderes e liderados vão alinhar suas atuações e a maneira como se comunicam, aumentando a eficiência dos processos internos e diminuindo ruídos.
Preservar conhecimento do negócio ajuda a manter os colaboradores mais unidos, além de eliminar dúvidas sobre processos padrão, por meio de um manual de acesso rápido.
Todos os dados e informações passam a ser facilmente compartilhados, como resultado a companhia consegue aumentar a produtividade de seus funcionários.
Uma empresa de manutenção ar condicionado central vai reduzir o retrabalho e ainda inovar a maneira como as coisas são feitas. Terá mais facilidade para ampliar a aprendizagem dos colaboradores e aperfeiçoar as tomadas de decisão.
O cliente vai se sentir mais satisfeito, visto que, toda vez que precisar entrar em contato com o negócio, as informações não serão desencontradas.
Os processos serão bem qualificados, pois existe a utilização de dados e a troca de experiências, aumenta o capital intelectual da corporação por meio do compartilhamento de conhecimento e também a aplicação de treinamentos.
Além de aumentar o nível de conhecimento dos colaboradores, os treinamentos engajam a equipe, mas tudo isso deve estar alinhado à política de benefícios e plano de carreira para atrair e reter talentos.
Em linhas gerais, para uma gráfica especializada em banner de loja, a gestão do conhecimento é a melhor forma de promover ações de melhoria, tornar os processos mais dinâmicos e aprimorar as atividades internas.
Como resultado, os produtos serão de maior qualidade e o atendimento mais qualificado, aspectos fundamentais para o sucesso da corporação como um todo.
Considerações finais
No dia a dia de trabalho, as empresas e os profissionais vão acumulando conhecimentos, dados e informações fundamentais para o sucesso da organização. A gestão do conhecimento ajuda a lidar com esse grande volume de dados.
Por meio das estratégias certas de implementação, qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento, poderá aproveitar todos os benefícios do recurso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.