Parceria Universidade-Empresa para Pesquisa em GC e Inovação
Cada vez mais percebemos a necessidade da aproximação universidade e empresa para produção de conhecimento relevante tanto para ciência quanto para a prática de gestão do conhecimento nas organizações. Este pressuposto nos incentivou a organizar um Ambiente Especial de Pesquisa em GC, promovendo um ambiente de trocas de ideias entre executivos, gestores e pesquisadores atuantes no campo da GC para a geração de ideais de pesquisa, desenvolvimento de temas e uma agenda de pesquisa aplicada, para o avanço do campo da GC no Brasil.
Alexandre Sonntag, Vale (in)
André Jun, Emerald (in)
Leandro Loss, 7D Analytics (in)
Marcelo Yamada, Logicalis (in)
Márcio Albuquerque, TRF1 (in)
Tayane Mattera Souza, Petrobras (in)
Aparecida Laino, Petrobras/UFF (CV)
Marcos Antonio Gaspar, Uninove (CV)
Leonardo Trevisan, ESPM/PUC-SP (CV)
Pollyana Notargiacomo, Mackenzie (CV)
Roniberto do Amaral, UFSCar (CV)
Facilitadora: Maria Fernanda Costa
Referência e Maturidade em Gestão do Conhecimento
Gestão do conhecimento é uma área relativamente nova e ainda em evolução, mas já há algum consenso sobre o que e como fazer. Desde 2013, a SBGC discute em suas comunidades de prática os fundamentos e as boas práticas da GC, visando à construção de um modelo de referência em GC. Esse modelo vem evoluindo e consolidando o que há de melhor nos programas de GC de organizações associadas e parceiras, e hoje serve como guia para quem enfrenta desafios de conhecimento. O que fazem as organizações de referência para cuidar de seu conhecimento? Quais os fundamentos de uma gestão do conhecimento efetiva? Como evoluir e atingir maturidade em GC?
– SBGC, André Saito (in)
– Embraer, André Noronha (in)
– Petrobras, Aparecida Laino (in)
– Moderador: Fernando Fukunaga, SBGC (in)
Keynote Speaker: Romeo Busarello
Conhecimento como insumo para inovação
As organizações bem sucedidas no século 20 deram certo pelo reuso constante e efetivo de seu conhecimento. Processos eficientes, produtos e serviços com qualidade, excelência na operação foram os fundamentos do sucesso. Agora, em um mundo de mudanças aceleradas, é fundamental adquirir e criar conhecimento novo. Como acessar o conhecimento necessário para inovar? Onde ele está, como chegar nele, e como trazê-lo para a organização? Como alavancar conhecimento interno e externo para gerar insights e breakthroughs?
Moderador: Beto do Valle, Impakt (in)
Muitas organizações desperdiçam os talentos de seus colaboradores: esquecem que as pessoas são muito mais que descrições de cargos e perfis de competências. O mundo atual pede flexibilidade, agilidade e inovação, e para isso é preciso ter gente que faz diferença. Como chegar em uma visão mais integral das pessoas, que leva também em conta sua história e experiência, aspirações e sentimentos, valores e crenças? Como estimular senso de propósito? Como criar condições para que as pessoas realizem seu potencial?
– Lucila Sbrana Sciotti, Senac SP (in)
– Alessandra Morrison, Kimberly-Clark (in)
– Jan Diniz, Grupo Anga (in)
- Moderadora: Juliana Pinheiro, Arquiteia (in)
Transformação digital, inteligência artificial, internet das coisas, data science, blockchain. A evolução tecnológica está revolucionando os negócios, o trabalho e a gestão. Níveis crescentes de integração transformam a cadeia de valor e as operações. Redes sociais e novas mídias reinventam o relacionamento com usuários. Sistemas inteligentes automatizam não só o trabalho braçal, mas intelectual também. Como isso transforma a maneira como trabalhamos? Como lidar com crescimento exponencial da informação e do conhecimento? Como adotar inteligência artificial de modo efetivo?
– Cezar Taurion, Kick Ventures (in)
– Marcelo Koji Tahara, Duratex, (in)
– Luís Colombo, UnitedHealth Group, (in)
- Moderador: Marcelo Yamada, Logicalis, (in)
O conhecimento interno da organização não é mais suficiente para inovar com a intensidade necessária. Hoje é preciso colaborar com fornecedores, clientes e concorrentes, com grandes empresas e startups, com universidades, instituições públicas e organizações sociais. É preciso fazer cocriação, crowdsourcing, corporate venturing, inovação aberta. Como aprender em rede, com organizações de diferentes portes e setores diversos? Como alinhar expectativas, interesses, prioridades? Como lidar com diferentes culturas, modelos mentais, modus operandi? Como internalizar de modo efetivo o conhecimento externo?
– Beto do Valle, Impakt (in)
– Luciana Hashiba, FGV-SP (in)
– Rafael Navarro, Braskem (in)
– Moderador: André Saito, SBGC
Melhoria contínua e inovação incremental alteram os processos de modo regular; mudanças de mercado e inovações radicais transformam os negócios. O conhecimento e as competências necessárias ficam obsoletos mais rápido. A rotatividade da força de trabalho aumenta. Mais pessoas são contratadas sob demanda, por período, projeto ou job. Como garantir o conhecimento necessário para as entregas? Como manter o aprendizado contínuo, ágil, customizado, flexível? Como capacitar de modo efetivo não só funcionários, mas também terceiros, fornecedores, parceiros?
– Rodrigo Fischer, Banco Central (in)
– Conrado Schlochauer, AfferoLab (in)
– José Cláudio Securato, Saint Paul Escola de Negócios (in)
– Moderador: Leandro Loss, 7D Analytics (in)
Sala 1: Facilitador André Saito (SBGC)
Sala 2: Facilitador Eurico Gushi e Hugo Gushi (Criaviva)
World Café – A evolução da gestão na era do conhecimento
Grandes tendências e seus impactos na gestão e no trabalho.
Facilitador: André Saito (SBGC)
Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000
©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.