15h - Diversidade cultural e inovação aberta
Já parou para pensar em como a pluralidade cultural espalhada pelo mundo é capaz de gerar uma massa de conhecimento que impacta diretamente na forma como inovamos? E isso tudo começa a partir dos hábitos e costumes de uma comunidade em bairro pequeno, que cria uma percepção de mundo única, trazendo novas possibilidades que influenciam no crescimento socioeconômico de todo um ecossistema.
Percepções que se multiplicam de bairro a bairro, cidade a cidade, estado a estado, ganhando uma diversidade de pensamento capaz de gerar uma riqueza cultural peculiar para cada país, com potencial de desenvolver novas ideias a partir da gestão de todo esse conhecimento.
E esse é o tema do nosso papo com a Carol Porto Frodl, gerente de inovação da alemã Renolit.
A SBGC convida você para participar desta discussão sobre a necessidade de instituições públicas e privadas de abrirem seus olhos para o que acontece dentro destes ecossistemas, que são comunidades férteis na geração do empreendedorismo.
Como por exemplo criar uma abertura cultural por parte das instituições para descobrir e entender essa diversidade cultural, se conectando a startups, por exemplo, e estimular a prática de uma inovação aberta, capaz de intensificar o potencial de inovação por meio do conhecimento.
Esse papo é um pre-session do KM Brasil 2021, que terá um painel dedicado ao tema "A Gestão do Conhecimento aplicada ao Ecossistema de Startups para apoiar no desenvolvimento econômico", que contará com a presença da Carol e de outros dois convidados de peso.
Então, se você gosta de discutir, aprender e ter novos insights sobre a relação entre Inovação e Gestão do Conhecimento, se inscreva agora mesmo e garanta a sua vaga! Com certeza, você não vai querer perder este evento.
É uma administradora com especialização em gestão da inovação pela Berkeley nos Estados Unidos, Vlerick na Bélgica e com mestrado em andamento na Espanha. Hoje atua como Gerente de inovação na RENOLIT, desde 2018 na Alemanha.
Com 17 anos de carreira, especialista em gestão da inovação com amplitude global, já treinou mais de 1000 pessoas em inovação e mais de 400 projetos avaliados e orientados ao longo deste período.
15h - Pré KM Brasil - Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo
Como a Gestão do Conhecimento pode estimular e preparar empreendedores a tirarem as suas ideias da cabeça e torna-las uma marca?
Neste papo de aquecimento para o KM Brasil, nosso convidado Bruno Panccioni, diretor da Fatec de Mogi das Cruzes, fala um pouco sobre o papel da instituições de ensino como fonte de conhecimento para se preparar e empreender nos ecossistemas de startups.
Bruno Panccioni
Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (2002). Mestre em Ciência da Computação na área de Realidade Virtual (2009) pelo UNIVEM. Doutor em Engenharia Biomédica pela UMC (2017) com o desenvolvimento de um jogo para treino de memória de idosos com Alzheimer. Atualmente professor e diretor na FATEC de Mogi das Cruzes. Também é professor da ETEC de Poá, foi professor na pós-graduação de Gestão Pública da UMC na disciplina de Gestão do Conhecimento e realizou treinamentos de tecnologias para o público da 3ª idade na UNAI-UBC.
20h - Futuro do Trabalho: como se requalificar de forma estratégica
Para estar adaptado ao cenário pós Quarta Revolução Industrial, será fundamental atualizar as competências. Novas tecnologias demandam novos conhecimentos. 40% das habilidades necessárias para o desempenho das funções que serão mantidas nos próximos 5 anos, precisarão ser desenvolvidas. Nesta palestra, serão apresentadas tendências e caminhos para que essa requalificação seja realizada de forma estratégica.
Camila Pires
Fundadora da Rede Indigo, uma empresa que desenvolve novas competências para as necessidades do novo mundo. Tem formação multidisciplinar que passa por comunicação, gestão do conhecimento, inteligência empresarial, inovação, processos de aprendizagem, desenvolvimento humano e neurociências pedagógicas em universidades do Brasil e EUA. Tem a missão de ajudar pessoas, equipes e organizações a se prepararem para o futuro do trabalho.
19h - Mesa Redonda com Especialistas: Apresentação do Relatório Final do Panorama da Gestão do Conhecimento no Brasil - Edição 2020
Alana Seter
Coordenadora do Panorama GCBR- Edição 2020
Professora do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFOP e pesquisadora em GC e estratégias organizacionais.
Antonio C. Zambon
Professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, Coordenador do Grupo Engenharia da Informação e conhecimento.
Jaqueline Matos
Coordenadora do Panorama GCBR- Edição 2020
Formada em Engenheira Química com especialização em Inovação. Consultora em Gestão do Conhecimento e Inovação na Impakt Consultoria.
Juliana Lima
Psicóloga, Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação e MBA em RH.
Ocupa a posição de Gerente de Gestão do Conhecimento na Promon Engenharia. Atua também como professora
convidada da SBGC nos cursos de Educação Executiva.
Apaixonada por colaboração, encara a aprendizagem como um de seus propósitos de vida, possui experiência de 12 anos em Gestão do Conhecimento, tais como práticas de Lições Aprendidas, Wikis, Comunidades de Práticas, Bibliotecas de
Práticas, Ensino à Distância, entre outros. Possui vivência na implantação das políticas e desenhos da área, além de experiência em Treinamento & Desenvolvimento.
Mariana Lima
Trabalha há 18 anos na Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, atualmente como assessora da Diretora Executiva.
Formada em administração e Marketing, com especialização em Gestão de Pessoas e Liderança. Atuou em projetos de Consultoria em Gestão do Conhecimento em empresas como Institutos SENAI de Inovação, Sebrae Nacional e Sabesp.
Responsável pela coordenação e gestão da 16ª Edição do KM Brasil.
Thais Colicchio
Coordenadora do Panorama GCBR- Edição 2020
Pesquisadora em GC e Inovação na UNICAMP e Especialista em Gestão de Projetos e Sustentabilidade
Strategic Opportunity: In this session, you’ll get the opportunity to explore the General Electric (GE) Renewable Energy approach using knowledge management and Lean principles to foster individual learning as part of organizational learning & development.
What we will explore together: Lean thinking as self-directed learning strategy which develops people reasoning by incorporating self-reflection. Self-reflection is a diagnostic on to itself. Reflection is “practice.” The Lean part of this equation is also a focus on eliminating waste in performance and execution of one’s skills that are deployed in the flow of work.
Learning organization is the capacity of an organization to reinvent its products/ services through the collective learning of its employees. They will acquire the personal learning mastery and along with the leaders, they have to identify learning opportunities, solve problems, share the solutions and make them accessible for reuse and product/ process improvements.
Discussion Points:
We explore and have a conversation on the following questions:
💡 How can we design the learning organization without additional technology investment and in an agile way?
💡 What are the components of a learning organization that emphasize the Lean principles and behaviors?
💡 GE’s approach on integrating personal learning into organizational knowledge. A step-by-step process for comprehensive L&D with Lean mindset.
Rachad EL BADAWI EL NAJJAR
Organizational Learning Leader, GE Renewable Energy
Since 2013, Rachad is leading GE Renewable Energy in the field of informal and situated learning to share and capitalize on the technical knowledge. He is accountable to define the Renewable knowledge architecture with the right set of business-driven knowledge communities. Rachad has documented an estimated saving of 1.5M$ for 2020 enabled by the KM program at GE Renewable Energy.
During 2008 till 2011, Rachad acted as knowledge management advisor for Dubai land department. He was in charge of fulfilling the requirements for EFQM Excellence Award. He implemented the enterprise knowledge architecture and operational processes. His efforts have resulted in winning the award.
Rachad holds a doctoral degree in industrial engineering (2017) and a Master’s in software engineering (2012) from Grenoble Institute of Technology, (Institut National Polytechnique de Grenoble, France). In his thesis, he focused on designing collaborative methods and tools to virtually co-develop engineering standards. Extensive Knowledge management skills and competencies were key to develop and defend his thesis. Rachad has also a number of scientific publications in prestigious journals and conferences.
Renata Dalmaso
Designer de conexões por meio da gestão do conhecimento
Especialista em gestão de projetos e gestão do conhecimento, atual conselheira da SBGC e trabalha na Amazul com implantação de projetos de gestão do conhecimento em programas nucleares da Marinha do Brasil. Com +25 anos de experiência liderando implementações na indústria de Telecomunicações, com ampla experiência internacional, liderando projetos e programas globais de consultoria, integração e desenvolvimento de sistemas, implantação de rede, revisão de processos, melhoria de eficiência, automação, governança corporativa, transformação, entre outros. Pós-graduada em gestão do conhecimento pela FGV e gestão de projetos pela IETEC, design pela Panamericana Escola de Arte, graduada em engenharia elétrica pela UFES e mestre em engenharia elétrica pela UnB.
- Apresentação do Journal ok Knowledge Management – JKM – perspectiva histórica para chegar até o momento atual: escopo, estatísticas e achievements;
- Apresentação da perspectiva de 'real impact' articles e de sua editoria à frente desse movimento;
- Apresentação das expectativas a serem alcançadas em sua editoria de 'real impact' articles;
- Apresentação de panorama de competências importantes para desenvolvimento da produção nacional em GC e dos pesquisadores brasileiros.
Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour
É professora titular na área de Gestão da Cadeia de Suprimentos para o Desenvolvimento Sustentável na Escola de Negócios Francesa EM Normandie (acreditada por AACSB e EQUIS) e professora visitante na University of Lincoln, Reino Unido. Sua pesquisa explora questões contemporâneas relacionadas à sustentabilidade em cadeias de suprimentos, economia circular e o nexo entre sustentabilidade e tecnologias digitais. Ela foi incluída no ranking da Universidade de Stanford dos cientistas 2% mais citados globalmente (2020), e e considerada um dos 10 pesquisadores mais prolíficos em ‘Green Supply Chain Management’ em todo o mundo, de acordo com a SCOPUS (junho de 2021). Ela e editora de impacto real para América Latina e do Sul no Journal of Knowledge Management (Emerald) e editora associada dos journals Cleaner Logistics and Supply Chain (Elsevier) e do Circular Economy and Sustainability (Wiley).
Me. André Jun
Gerente Editorial da Emerald Publishing para a América Latina e o Caribe: é editor graduado pela Universidade de São Paulo, especialista em Marketing pela Curtin University (Austrália) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Colabora com as universidades compartilhando informações sobre as revistas, livros e teaching cases Emerald, além do “Guia para Publicar”, uma coletânea de conselhos de editores-chefe Emerald para autores internacionais.
Prof. Dr. Fábio Câmara Araújo de Carvalho
Formado em Engenheira Elétrica pela UFRN. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Doutor em Administração pela ESPM. Vice-presidente Coordenador do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). É sócio da KM Business.net, onde promove negócios e consultoria em gestão estratégica do conhecimento, de processos e projetos, métodos quantitativos e balanced scorecard. É professor de gestão de operações, de projetos, logística, métodos quantitativos e inteligência competitiva da graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Autor e organizador de nove livros.
Prof. Dr. Marcos Gaspar
Doutor em Administração pela USP, 30 anos de experiência corporativa empresas nacionais e multi-nacionais. 26 anos de experiência em pesquisa e docência em nível superior. Atua como docente e líder da linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Conhecimento do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Uninove. É pesquisador nas áreas Gestão do Conhecimento, Gestão de Tecnologia da Informação e Estratégia.
Workshop: O mapa do profissional do futuro
O futuro do trabalho exigirá que mesmo os profissionais mais qualificados e experientes se adaptem ao novo cenário. Diante de instabilidades e incertezas, não existe um único caminho possível. Cada um deve ter seu próprio mapa considerando alguns pilares fundamentais para não se perder e deixar as oportunidades passarem. Neste workshop, você vai criar seu mapa personalizado.
Camila Pires
Fundadora da Rede Indigo, uma empresa que desenvolve novas competências para as necessidades do novo mundo. Tem formação multidisciplinar que passa por comunicação, gestão do conhecimento, inteligência empresarial, inovação, processos de aprendizagem, desenvolvimento humano e neurociências pedagógicas em universidades do Brasil e EUA. Tem a missão de ajudar pessoas, equipes e organizações a se prepararem para o futuro do trabalho.
Shoraya Virginio Carneiro Dal´Col
Médica diarista do Hospital Sírio Libanês, facilitadora do Programa de Similação Realística e Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva. Pós Graduação em dor; gestão em excelência operacional em saúde. Green Belt – Lean Six Sigma. Formação Executiva em Gestão do Conhecimento e Facilitadora certificada em Lego Serious Play Methods.
Descrição da atividade: palestra abordará as ações macro de gestão do conhecimento na transmissão de conhecimento na área hospitalar, abrangendo como as ações são estruturada e como foram reorganizadas na pandemia. Ainda serão explorado os desafios transpostos neste período na manutenção da Tríade: geração de conhecimento, segurança do paciente e alinhamento ao “negócio” na área hospitalar.
Gestão do conhecimento na Indústria Farmacêutica: práticas e processos
A palestra abordará um case de implantação de processos e práticas de GC numa indústria farmacêutica brasileira.
Celia Aihara
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática e Gestão do Conhecimento na UNINOVE, Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela UNINOVE, MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Especialista em Comunicação com o Mercado pela ESPM, Especialista em Engenharia Clínica pela UNICAMP e Tecnóloga em Saúde pela Fatec-Sorocaba. Possui mais de 20 anos de experiência em Assuntos Regulatórios na área de Dispositivos Médicos em empresas como Edwards Lifesciences, Olympus Optical e Shimadzu do Brasil. Nos últimos anos desenvolveu processos e práticas de Gestão do Conhecimento na área de Assuntos Regulatórios, é facilitadora em cursos de Assuntos Regulatórios e Sistemas de Gestão da Qualidade e pesquisa sobre a Gestão do Conhecimento em ambiente de inovação com as Aceleradoras de Startups e Startups.
Rosana Mastella
Farmacêutica, pela Faculdade de Farmácia Oswaldo Cruz.
Atuou por 17 anos na indústria farmacêutica nas áreas de Treinamento, Garantia de Qualidade, Atendimento ao Consumidor, Assuntos Regulatórios. Possui especialização em Gestão de Projetos pela FGV. Desde 2008 atua no Sindusfarma com temas técnico regulatórios, incluindo Farmacovigilância e Pesquisa Clínica. Atualmente é Diretora Técnico Regulatória e Inovação, sendo responsável pela interlocução com as autoridades para promoção e defesa do setor industrial farmacêutico além de coordenar os trabalhos da equipe para divulgação e orientação aos associados da regulamentação sanitária aplicável e da condução de discussões de consultas públicas e outros temas de interesse do setor.
Sessão Participativa: Colaboração, Transformação e Inovação
É uma sessão colaborativa, integrativa e divertida para construir novas conexões e criar novo conhecimento. Todos são palestrantes e participantes. Uma sessão onde a sala é mais inteligente do que o mais inteligente na sala.
Gian Zelada
É especialista em tecnologias educacionais, facilitador gráfico e de Design Thinking
Maria Fernanda Costa
É facilitadora de processos de diálogo, inovação & mudança, aprendizagem organizacional, desenvolvimento de times e liderança consciente. Docente no Programa Internacional de Práticas Colaborativas e Dialógicas do ICCP e Programa Essencial da SBGC.Desde 2016 responsável voluntária pelo processo de mudança organizacional e de cultura da Liga Solidária.
Mestre em Psicologia Social (IP-USP/2005), Administradora de Empresas (FAAP/1984) com pós-graduação em Marketing (FGV-SP/1990) e especializações em Desenvolvimento Organizacional (Adigo), Appreciative Inquiry (Case Western) e Coordenação de Grupos Operativos (Instituto Pichon Rivière). Certificada em Biologia Cultural por Humberto Maturana e Ximena D’ávila em 2010
Fernando Fukunaga
Um entusiasta de novas formas de gestão e de metodologias de ensino na economia do conhecimento. É Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Recebeu o titulo de Mestre em Administração (PUC-SP-2015) e o Bacharelado em Administração de Empresas em 2001. Seus interesses de pesquisa incluem gestão do conhecimento, inovação e cultura organizacional. É Editor Associado da Revista Pensamento & Realidade com temas nas áreas de administração, economia, ciências sociais . Atualmente é diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, Community Manager da Comunidade de Práticas de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação, e Coordenador do Comitê de Programa da KM Brasil 2020. Atuou em projetos de consultoria e pesquisa em gestão do conhecimento e cultura organizacional em grandes empresas, tais como, SABESP, CCEE, Tribunal Federal da 1ª Região, Metrô SP, Institutos Senai de Inovação, Promon Engenharia, entre outros.
Dr. André Felipe Henriques Librantz
Doutor em Ciências com 20 anos de docência no ensino superior e 13 anos como Diretor de Stricto Sensu nas áreas de Informática e Engenharia.
André Portalis
Diretor Presidente da ICN – Itaguaí Construções Navais, graduado em Engenharia pela École Centrale de Lyon (França), possui mais de 30 anos de experiência na área Naval. Foi Diretor Executivo da Naval Group, atuando na negociação e gestão do contrato de transferência de tecnologia e construção dos submarinos do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil). Foi também Diretor de Fábrica, de Produção, Engenharia e de grandes projetos internacionais. Foi engenheiro e arquiteto do Sistema de Armas de Dissuasão dos submarinos nucleares francês SNLE (Toulon). Na DGA – MINDEF (Delegação Geral para o Armamento do Ministro da Defesa – França) exerceu o cargo de Conselheiro do Gabinete de Delegado Geral para o Armamento.
Covid blindsided organisations the world over. People, processes and systems must adapt because we will never bounce back, but we must bounce forward.
Signals from industry observers show that KM initiatives are still struggling to deliver stakeholder impact and value. It is no longer good enough to be talking about changing Knowledge Management because it has been drifting for too long. The time has come to punctuate the equilibrium, to unflatten our thinking and transform Knowledge Management into a high-performing, high-impact value-creating influence in our organisations.
Knowledge Management needs to learn to be agile if it is to survive and thrive in a post-Covid world. To do this, people, processes and systems must have the ability to deliver meaningful value over time. Success starts with Knowledge Managers driven to unflatten their thinking to redefine what KM means and how it delivers impact and results, not only for today but for the future.
Dr David Griffiths brings experience from over 125 engagements across 17 countries to challenge your thinking about what it means to collaborate, transform and innovate your KM practice.
David will critically challenge traditional Knowledge Management practice. He will also be sharing his 4x4x4 approach for auditing KM initiatives, particularly the ability to move knowledge to action, focusing on FAIRR reporting. Finally, he will share case examples of how you can look at KM practice through fresh eyes to create meaningful and valuable change in your organisation today!
Keynote Speaker: David Griffiths, PhD is a popular international speaker, consultant, advisor and founder of K3-Cubed Limited. K3 is a University of Edinburgh Research & Innovation funded company, focused on consulting and benchmarking solutions for organisations facing challenges in the areas of Knowledge Management, Change Management and Transformational Leadership.
Harnessing the power of science for business, David has delivered over 125 engagement in 17 countries for some of the world’s best-known brands in sectors such as manufacturing, technology, energy, construction, pharmaceuticals, healthcare. David has also worked extensively in the public sector, including a UK Government briefing for the Department of International Trade on leadership in complex times.
David holds a PhD in Knowledge Management and an MSc in the Management of Training and Development, both from the University of Edinburgh. David is also a Chartered Fellow of the Chartered Management Institute.
David has been consistently recognised as a worldwide influencer in the Knowledge Management field. David’s work has also won an Emerald Literati Network Award for Research Excellence. He has been listed as one of the top 10 Knowledge Management influencers in the world (“Top 100 names to know in KM”). His Knowledge Management and Organisational Learning project with the Indiana Certified Public Accountants Society (INCPAS) won a “best project” award at the Society of Association Executives Awards. David has won the prestigious Chartered Management Institute Management Article of the Year Award for his article on leadership, decision-making and change management in complex environments. His long-term KM project in the US also won a prestigious ASAE Power of ‘A’ Elite Summit Award for the CPA Centre of Excellence project , for impact on talent in American society..
Moderador: André Noronha (SBGC)
Engenheiro mecânico pela UNICAMP e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, atua a 14 anos em industrias do setor aeroespacial. Possui solida experiencia em gestao de projetos, gestao do conhecimento e melhoria continua.
Atualmente lidera o programa de Gestao do Conhecimento na Engenharia da Collins Aerospace, uma das maiores fornecedoras de produtos aerospaciais e de defesa.
The last two years have been unprecedented in the history of human kind. While we talk about disruption and the many disruptions, the pandemic has been a disruption that impacted almost every human in the earth and continues to do so. Needless to say, we got impacted and that impact has been so deep that we are yet to understand the depth of it.
Practitioners in each stream of engagement have been trying to judge how the impact has been, what could be done to salvage the situation and align with the new changes that it has brought to ensure we get up and run and stay in contention.
One of the areas that the pandemic impacted has been the way we have been working. While the soothsayers talked of the ‘soon to come’ future of work, they never saw it come in like a tsunami and change everything. Future of work has arrived like a premature baby and now most organizations are grappling with how to handle it. Technology companies suddenly saw huge opportunity for which they were not ready, but are now scrambling to get the most out of it.
Meanwhile one more word got quietly added to this, ‘hybrid working’. Hybrid working and Future of work, essentially are two different elements but when seen together builds a world filled with organizations which will not be recognizable at all. The organizations are going through a fast-tracked evolutionary change.
In this scenario when all the basic concepts on which an organization is formed is getting questioned, what comes out is what defines an organization and ensure its long-time survival. The relevance of knowledge and how it defines an organization becomes clear in this context.
Dr. Randhir Reghunath Pushpa
Is the founder and chief consultant of ACIES Innovations. He has around 20 years of experience in Knowledge Management and has played key role in helping organizations leverage knowledge in an effective and efficient manner. He has worked extensively with organizations in areas related to employee productivity improvement, efficiency, effectiveness and continuous improvement.
He is an Alumni of Indian Institute of Science, Bangalore, where he did his PhD on Knowledge and Innovation management. He has an MBA and B.Tech in Mechanical Engineering
Prior to forming ACIES Innovations, Randhir worked with Wipro Technologies, Unisys, HPE and DXC Technologies. He worked in the Innovation team and Knowledge management function in these organizations and also lead teams that developed AI driven tools.
He extensively blogs on Knowledge Management and focuses on evolving KM practices that are aligned towards helping organizations improve business performance and achieve goals.
Moderador: Dr. André Felipe Henriques Librantz
Doutor em Ciências com 20 anos de docência no ensino superior e 13 anos como Diretor de Stricto Sensu nas áreas de Informática e Engenharia
A Gestão do Conhecimento aplicada no Ecossistema de Startups para ajudar no desenvolvimento econômico
Uma discussão sobre como o ecossistema de startups vem revolucionando o conhecimento e estimulando o desenvolvimento socioeconômico da sociedade, e o papel da inovação dentro do cenário empreendedor.
A importância da troca de conhecimento e experiências dentro do ecossistema para criar uma cultura de colaboração Give First para que empreendedores e aparelhos públicos e privados possam interagir em prol do desenvolvimento e amadurecimento de novos negócios, que impactam diretamente no crescimento e na economia de regiões metropolitanas.
Carol Porto Frodl
Gerente de inovação na RENOLIT, desde 2018 na Alemanha.
17 anos de carreira, especialista em gestão da inovação com amplitude global.
Treinou mais de 1000 pessoas em inovação e mais de 400 projetos avaliados e orientados ao longo deste período.
Administradora com especialização em gestão da inovação pela Berkeley nos Estados Unidos, Vlerick na Bélgica e com mestrado em andamento na Espanha.
Gabriel Bastianelli
(Secretário de desenvolvimento econômico da cidade de Mogi das Cruzes e Membro fundador do Ecossistema Alto Tietê Valle)
Mogiano, 35 anos, esposo da Paty, pai do Enzo e da Nathália, atualmente está como Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mogi das Cruzes (SP) e Presidente do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia de Mogi das Cruzes.
Administrador de Empresas e Pós-Graduado em Controladoria pela Universidade de Mogi das Cruzes, Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), Palestrante e Articulista, Líder do Ministério Crown pela Universidade da Família (UDF) e Consultor Associado e Certificado pela Associação Brasileira de Consultores Empresariais (ABRACEM), foi Gestor de Negócios em startup e Gestor de Projetos na Incubadora Tecnológica de Mogi das Cruzes.
Atua como Consultor em Gestão Empresarial desde 2011, e Professor Universitário (Faculdade de São Paulo (FASP), Universidade Anhanguera e Faculdade Batista Teológica de São Paulo).
Empreteco (Sebrae/ONU), foi Co-Fundador da GANFOUR Consultoria e Negócios e da Comunidade Alto Tietê Valley e Ex-Presidente da Associação Alto Tietê Valley, e também atua como Mentor no Pólo Digital de Mogi das Cruzes.
Rodrigo Garzi
Coordenador do Polo Digital de Mogi das Cruzes.
Atuei por 13 anos nos departamentos de Marketing e Produtos dos bancos BCN e Bradesco. Em 2014 fiz a transição de carreira e comecei empreender com inovação, participando de diversos times de alta performance.
Em 2016, em parceria com outros empreendedores, criamos o Alto Tiete Valley, Associação Civil sem fins lucrativos para apoiar o ecossistema de inovação da região.
De 2017 ao início de 2021 estive como coordenador do Polo Digital, Centro de Inovação mantido pelo Poder Público e participei da criação da lei municipal que institui o Sistema Municipal da Inovação.
Atualmente estou como Diretor de Inovação e Competitividade, nova proposta para apoiar a estratégia de tornar Mogi das Cruzes mais competitiva nos cenários estadual e federal.
Coordenador: Marcelo Oliveira
Diretor de Marketing da SBGC, Consultor e mentor em Desenvolvimento Humano e Comunicação Estratégica
Cada vez mais o conhecimento tem sido reconhecido como o ativo mais valioso nas organizações, além de um facilitador na formulação da estratégia, na busca por vantagem competitiva e na entrega de valor para o cliente.
Foi com o aporte de conhecimento que a Promon Engenharia gerenciou um importante projeto de infraestrutura para a logística brasileira, um dos maiores terminais da malha ferroviária central, o Terminal Multimodal de Rio Verde-GO, da Rumo Logística com capacidade aproximada de 11MM toneladas/ano de grãos.
Neste painel, abordaremos aspectos como a criação de um ambiente colaborativo e propício ao aprendizado, além das estratégias adotadas para integração de profissionais contratados localmente, o compartilhamento e a disseminação que garantem a perenidade do conhecimento ao longo do ciclo de vida de um empreendimento.
Abordaremos também como o processo de transformação digital proporciona o aumento da eficácia operacional e financeira, e se fundamenta em três pilares (a) tecnologia, (b) processos e uma (c) comunidade de talentos estruturada com base no conhecimento.
Comunidades de práticas, comunidade de talentos, papéis virtuais, capacitações, lições aprendidas, hub de conhecimentos. Ficou interessado em saber como essas coisas se conversam e a relação delas com o aporte de valor para o cliente? Então, venha conferir o painel.
Gabriela SouzaMarcelo Oliveira
Formada em Administração de Empresas, pela Universidade Ibirapuera, pós-graduada em Gestão de Projetos, pela Universidade de São Paulo e MBA em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela FIA.
Ocupa a posição de Diretora de Gestão do Conhecimento e Inovação na Promon Engenharia, acumulando ainda a responsabilidade pelas áreas de Relações Humanas, Responsabilidade Social, Administração e Facilities.
Dentre seus inúmeros desafios, o maior está relacionado a manutenção da Cultura e as práticas da Promon alinhadas ao mercado, com rigorosa atenção à satisfação dos profissionais, iniciativas de inovação, das lições aprendidas internamente e da busca de competências junto ao mercado de atuação, garantindo a uniformidade dos temas e o desenvolvimento integral de todos os profissionais.
Ricardo Ioshioca
Engenheiro Civil, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios e especialista em Engenharia de Segurança.
Atua como Líder de Projeto na Promon Engenharia em importantes projetos de infraestrutura e mobilidade urbana.
Possui 20 anos de experiência em implantação de projetos de capital, e na gerência de construção & montagem. É grande usuário das boas práticas e processos de disseminação do conhecimento, nas diversas interfaces entre as etapas de projetos.
Rodrigo Cruz
Engenheiro Químico pela Poli-USP, Especialista em Montagem Industrial e Fabricação Mecânica (UFF), especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação (SENAC).
Iniciou sua carreira na Promon na área de Planejamento (Custos e Prazo) de grandes empreendimentos e em diferentes setores da economia como Óleo e Gás / Mineração / Energia / Química e Petroquímica / Infraestrutura. Com o tempo se especializou em gerenciamento de escopo e riscos, atuando como Gerente de
Projeto em ofertas de Gerenciamento e, atualmente, possui a responsabilidade do cargo de PMO – Project Management Office da Promon Engenharia.
Tem como missão centralizar todo o conhecimento adquirido nos projetos da Promon Engenharia e disseminá-lo, para que ele seja replicado nas iniciativas futuras.
Coordenadora: Juliana Lima
Psicóloga, Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação e MBA em RH.
Ocupa a posição de Gerente de Gestão do Conhecimento na Promon Engenharia. Atua também como professora convidada da SBGC nos cursos de Educação Executiva.
Apaixonada por colaboração, encara a aprendizagem como um de seus propósitos de vida, possui experiência de 12 anos em Gestão do Conhecimento, tais como práticas de Lições Aprendidas, Wikis, Comunidades de Práticas, Bibliotecas de Práticas, Ensino à Distância, entre outros. Possui vivência na implantação das políticas e desenhos da área, além de experiência em Treinamento & Desenvolvimento.
Fábio Di Renzo – Especialista em Comunicação Interna
É formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista (SBC), tem especialização em Publicidade e Propaganda pela ESPM (SP), Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela USP (São Paulo) e Syracuse University – Curso Internacional em Comunicação Empresarial pela Aberje. Em 30 anos experiência na área de Comunicação Interna/Externa/Endomarketing e Eventos, atuou em: multinacionais automobilísticas, Grupo de Usina e Eletricidade, TAM Linhas Aéreas e há 8 anos lidera a Novembro 4 – Comunicação Interna.
Maria Isabel Guimarães – Professora Universitária do CRIE/UFRJ
Com formação multidisciplinar – Pedagogia (Graduação – PUC-Rio), Engenharia de Produção – Gestão e Inovação (Mestrado – Coppe/UFRJ) e Administração (Doutorado – PUC-Rio) Maria Isabel sempre manteve o eixo de interesse e atuação na aprendizagem e no desenvolvimento humano. Há mais de 25 anos, vem construindo uma história de trabalho em consultoria nas áreas de aprendizagem organizacional e inovação, em empresas de diferentes portes e setores. É professora da disciplina Capital Humano no MBKM (Master on Business and Knowledge Management), na Coppe/UFRJ; e dos cursos de graduação, pós-graduação e corporativos do IAG PUC-Rio. Algumas empresas para as quais já prestou serviços de consultoria são: Furnas, GE Aviation, ANAC, CVM, Ambev, Bunge, COB, Vale, SESC, Oi, Norsul, Brookfield Energia Renovável, Globo, Instituto Ayrton Senna, Brasil Brokers, BR Distribuidora, VTEX e Icatu.
Verônica Machado – Jornalista
Verônica Machado foi repórter do Correio Braziliense e da Câmara dos Deputados. É jornalista e trabalha há 7 anos com Marketing Digital. Empreende na loja de pratos congelados Delícia Pronta e no projeto de histórias Vidas Contadas. Tem uma plataforma de educação digital onde oferece dez cursos online para comunicadores que desejam empreender. Lidera uma comunidade com 500 jornalistas engajados em colocar projetos e negócios no ar. Em quatro anos, foram mais de 100 ideias concretizadas no Brasil e no exterior. Tem o próprio método de mentoria online, uma agência de mídias sociais e um clube de assinatura de conteúdo – o Clube de Realizadores.
Coordenadora e Moderadora: Renata Monteiro
Jornalista com mais de 20 anos de experiência em diversificados ramos da comunicação. Como repórter de TV, trabalhou em afiliadas da Rede Globo e Record. Na área corporativa, atuou na comunicação interna da Petrobras na Bacia de Campos. No ambiente on-line, colaborou com o desenvolvimento de sites e gestão de mídias digitais. Atualmente, Renata Monteiro está concluindo especialização em Gestão do Conhecimento pelo CRIE/UFRJ, é Diretora de Comunicação e Conteúdo da SBGC.
Maria Isabel Guimarães – Professora Universitária do CRIE/UFRJ
Com formação multidisciplinar – Pedagogia (Graduação – PUC-Rio), Engenharia de Produção – Gestão e Inovação (Mestrado – Coppe/UFRJ) e Administração (Doutorado – PUC-Rio) Maria Isabel sempre manteve o eixo de interesse e atuação na aprendizagem e no desenvolvimento humano. Há mais de 25 anos, vem construindo uma história de trabalho em consultoria nas áreas de aprendizagem organizacional e inovação, em empresas de diferentes portes e setores. É professora da disciplina Capital Humano no MBKM (Master on Business and Knowledge Management), na Coppe/UFRJ; e dos cursos de graduação, pós-graduação e corporativos do IAG PUC-Rio. Algumas empresas para as quais já prestou serviços de consultoria são: Furnas, GE Aviation, ANAC, CVM, Ambev, Bunge, COB, Vale, SESC, Oi, Norsul, Brookfield Energia Renovável, Globo, Instituto Ayrton Senna, Brasil Brokers, BR Distribuidora, VTEX e Icatu.
Verônica Machado – Jornalista
Verônica Machado foi repórter do Correio Braziliense e da Câmara dos Deputados. É jornalista e trabalha há 7 anos com Marketing Digital. Empreende na loja de pratos congelados Delícia Pronta e no projeto de histórias Vidas Contadas. Tem uma plataforma de educação digital onde oferece dez cursos online para comunicadores que desejam empreender. Lidera uma comunidade com 500 jornalistas engajados em colocar projetos e negócios no ar. Em quatro anos, foram mais de 100 ideias concretizadas no Brasil e no exterior. Tem o próprio método de mentoria online, uma agência de mídias sociais e um clube de assinatura de conteúdo – o Clube de Realizadores.
Coordenadora e Moderadora: Renata Monteiro
Jornalista com mais de 20 anos de experiência em diversificados ramos da comunicação. Como repórter de TV, trabalhou em afiliadas da Rede Globo e Record. Na área corporativa, atuou na comunicação interna da Petrobras na Bacia de Campos. No ambiente on-line, colaborou com o desenvolvimento de sites e gestão de mídias digitais. Atualmente, Renata Monteiro está concluindo especialização em Gestão do Conhecimento pelo CRIE/UFRJ, é Diretora de Comunicação e Conteúdo da SBGC.
Entenda como a educação corporativa pode se beneficiar de estruturas ágeis, fugindo do hype do termo e se aprofundando em cases e reflexões com Karina Couto, Gerente de Educação Corporativa da Omie, Marcelo Cardoso, Especialista de Educação Corporativa da Bayer e Camila Berteli, Gerente de Atração, Pluralidade e Engajamento da Nexa Resources. Painel mediado por Caio Cruzeiro, Gerente de Estratégia & Transformação da Bayer e professor da SBGC.
Camila BerteliRenata Monteiro
Mais de 10 anos de experiência em RH em desenvolvimento humano, organizacional e talent acquisiton e atualmente é Gerente de Atração, Pluralidade e Engajamento na Nexa Resources.
Karina Couto Moraes Ramalho
MBA em Gestão Empresarial pela FGV; Extensão Universitária em Educação Corporativa pela FIA/USP; Graduação em Design Gráfico Digital; Formação em Coaching, Business Partner e Metodologia de Educação a Distância (E-learning).
Gerente de Desenvolvimento de Universidade Corporativa, Professora tutora da FGV ; Consultora em Desenvolvimento Organizacional , Cultura de Aprendizagem e Educação Corporativa.
Experiência: Liderança/Gestão de Pessoas, Cultura Gestão de Projetos, Universidade Corporativa, Avaliação de Desempenho, Sucessão e Carreira, Educação a Distância; Gestão do Conhecimento; Capacitação Técnica; Gestão de Informações e Indicadores; PNL Neurolinguística; Tecnologia de Aprendizagem; Gestão da Mudança, Gestão de Comunicação (Mercadológica e Institucional); Metodologias Ágeis, Marketing Estratégico; Feiras e Eventos; Design Gráfico; entre outras.
Membro do Comitê de Avaliação do Prêmio Learning & Performance.
Professora em cursos presenciais e EAD de graduação e cursos abertos, desde 2009;
Marcelo Cardoso
Tem 10 anos de experiência em Recursos Humanos, com atuação em Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção e atuação em uma planta produtiva como Business Partner. Atualmente é Especialista em Educação Corporativa na Bayer para o time de Product Supply LATAM, no segmento agro da Bayer. É graduado em Administração de Empresas, pós graduação em Educação Corporativa e é Prosci® Certified Change Management Practitioner.
Coordenador: Caio Cruzeiro
Caio Ianicelli Cruzeiro tem 15 anos de experiência em Recursos Humanos. É também palestrante e coordenador de grupos de networking voltados para RH e executivos e atualmente é Gerente de Estratégia & Transformação em Product Supply LATAM do agronegócio da Bayer. É graduado em Administração, pós-graduado em Educação Corporativa pelo SENAC-SP e cursa MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. É Prosci®️ Certified Change Management Practitioner e Agile Scrum Certified SFC™️
A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação norteia a implementação de políticas públicas na área de CT&I e indica os caminhos para a concertação entre governo, indústria e academia. Em recorte específico naquela estratégia, vamos discutir a Gestão do Conhecimento e sua contribuição para o enfretamento dos desafios da inovação tecnológica nas Forças Armadas.
Nelson Alex Roso
Oficial Aviador com mais de 3000 horas de voo, com bacharelado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA-1999), Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA- 2006) e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais (ITA- 2015).
Atualmente, trabalha no Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, conduzindo o Projeto de gestão de Conhecimento naquele Ministério. Atuo como pesquisador nas áreas de Guerra Eletrônica, Sensoriamento Remoto, Micro-ondas em Fotônica, Lasers de Alta Potência e Detecção de Ondas Gravitacionais, Gestão do Conhecimento e Prospecção Tecnológica.
Realizei os cursos de carreira, sendo o primeiro em 2010 o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais [Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) – 2010 – Especialização Profissional – Rio de Janeiro – RJ] e o 2º em 2017 – Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) [Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) – 2017 – Especialização Profissional – Rio de Janeiro – RJ]. Possuo MBA em Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2010) e MBA em Planejamento e Gestão Estratégicos pela Universidade Estácio de Sá em 2017. Fui agraciado pelo Comandante da Aeronáutica com a “Medalha -Prêmio Força Aérea”, por haver-se distinguido na realização de estudos sobre temas técnicos-profissionais de interesse da Força Aérea Brasileira. Também, foi selecionado no Edital nº 15 de 2019 – PROCAD-DEFESA com o Projeto: “Análise Espacial da Costa oceânica Brasileira por meio de Sensoriamento Remoto Hiperespectral.” Atualmente sou Especialista em Gestão do Conhecimento e Prospecção Tecnológica no Ministério da Defesa.
Rafael Hidalgo Olivieri
Major do Exército Brasileiro (EB), Engenheiro Mecânico e de Armamento pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/2006) com mestrado em Gestão da Inovação pela Universidade de Linköping (2017), Suécia.
Foi gerente de manutenção do sistema de lançadores múltiplos de foguetes do Exército e instrutor dos Cursos e Estágios de Operação e Manutenção do Sistema ASTROS.
Desde 2017, atua em projetos e iniciativas de Gestão do Conhecimento e Gestão da Inovação no contexto do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército.
Willian Limonge
Engenheiro, com Aperfeiçoamento em Qualidade Industrial, Mestrado em Ciências na disciplina Gestão do Conhecimento, Mestrado na disciplina Aeronavegabilidade. Possui 16 anos de experiência em empresas multinacionais de autopeças (Goodyear, SKF e Delphi NSK), tendo atuado em funções operacionais e gerenciais. Atuou também como consultor na disciplina de SGQ, como Diretor na Secoli Brindes e também como Micro Empresário. Há 17 anos atua como servidor público, Tecnologista da carreira de Ciência e Tecnologia, no Comando da Aeronáutica do Brasil – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, com foco em Garantia Governamental da Qualidade, Certificação de Produto Aeroespacial e Gestão do Conhecimento. É associado da SBGC.
Antonio Mendes
Mestre em Ciências Navais. MBA-Executivo. Innovation Yellow Belt. Gestor de Pessoas. Gerente de Projetos para a implantação da GC.
Beto do Valle
Fundador da Impakt Consultoria, graduado em comunicação, MBA em Marketing, tem extensão em Gestão Estratégica de Pessoas e em Gestão do Conhecimento. Foi sócio-diretor da TerraForum Consultores e gerente corporativo na Tigre S.A. nas áreas de marketing, estratégia e desenvolvimento humano. Atua em gestão do conhecimento, gestão da inovação e educação corporativa desde 2001, liderando projetos nessas áreas em empresas líderes no Brasil e no exterior.
Coordenador: Antonio Mendes
Qual o papel da gestão do conhecimento nos próximos 20 anos? A resposta a essa pergunta depende de uma discussão anterior: Quais os cenários futuros com que nossos negócios e organizações estão trabalhando? E qual a gestão do conhecimento que precisamos construir para esses futuros?
A gestão do conhecimento que fazemos hoje, com seus avanços e limitações, é a gestão do conhecimento que construímos nos últimos 20 anos. Neste painel as organizações convidadas vão compartilhar alguns futuros possíveis, e discutir como devem ser direcionados os esforços de aprendizagem, gestão do conhecimento e inovação nesses cenários.
Daniele Fonseca
Chief People Officer no EBANX
Inspirada por conectar as pessoas aos seus propósitos, lidera as equipes de People, Facilities, Health & Safety e IT Ops Team do EBANX, gerenciando recursos humanos, fortalecendo a cultura organizacional para alcançar resultados de forma sustentável e incentivando as pessoas a realizarem seus sonhos grandes.
Com mais de 25 anos de experiência em gestão de pessoas, comunicação, sustentabilidade, trabalhou em indústrias com presença internacional nas áreas de alimentos, varejo, tecnologia e serviços, sempre movida pela paixão por desenvolver pessoas e gerar resultados sustentáveis.
Beto do Valle
Fundador da Impakt Consultoria, graduado em comunicação, MBA em Marketing, tem extensão em Gestão Estratégica de Pessoas e em Gestão do Conhecimento. Foi sócio-diretor da TerraForum Consultores e gerente corporativo na Tigre S.A. nas áreas de marketing, estratégia e desenvolvimento humano. Atua em gestão do conhecimento, gestão da inovação e educação corporativa desde 2001, liderando projetos nessas áreas em empresas líderes no Brasil e no exterior.
Roberto Silva
Gerente Sênior Corporativo de Gestão de Pessoas
Grupo Energisa
Atua há mais de 15 anos nas mais variadas frentes da gestão de pessoas, com contribuição significativa em desenvolvimento de talentos, comunicação interna e educação corporativa. Sua experiência inclui posições técnicas e de gestão em empresas como Votorantim, Schneider Electric, Grupo SBF e Energisa.
Graduado em psicologia, tem pós-graduação em psicodrama (PUC-SP) e MBA em gestão empresarial (FGV).
Na Energisa, tem liderado projetos e políticas nacionais com impacto em 16 mil funcionários, incluindo cultura e diversidade, gestão da mudança, integração de novas empresas, a criação da universidade corporativa Educativa e o reconhecimento entre as melhores empresas para trabalhar (GPTW) por 2 anos consecutivos.
Robson Santos
Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento no Magalu.
Graduado em Design (Esdi – Uerj), mestre e doutor em Design (PUC-Rio), professor e pesquisador de temáticas relacionadas a pessoas, produtos e serviços em um mundo em constante transformação. Professor no Istituto Europeo di Design.
Coordenador: Beto do Valle
Nos últimos anos, tem emergido um forte fenômeno da inovação em governo capitaneado pelos laboratórios de inovação. Não que a inovação fosse algo novo em governo, mas isso criou espaços institucionais e estruturas organizacionais vocacionadas em diferentes práticas, processos e metodologias para inovação.
Passados pouco mais de 5 anos, desde o nascimento dos primeiros laboratórios, o movimento continua mais forte do que nunca e, cada vez mais, diferentes governos, de diferentes níveis, criaram suas próprias unidades para pensar, refletir, testar, experimentar para assim conseguir inovar. Entretanto, um passo fundamental neste movimento: não só experimentar e testar, mas também registrar, disseminar e compartilhar os tombos, as quedas e os escorregões que, inevitavelmente e certamente, ocorrem e ocorrerão no processo inovativo.
Neste painel será debatido casos e situações de falhas e erros em projetos, programas e políticas públicas que, por diferentes motivos e causas, acabaram não acontecendo, sendo descontinuados ou, mesmo, cancelados. Para isso, contaremos com a presença do professor Fernando Nogueira, da Fundação Getúlio Vargas e foi um dos idealizadores do 011.lab, e com a Luana Faria, coordenadora-geral na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), Ministério da Economia, onde fundou e lidera o LA-BORA! Gov.
Fernando do Amaral Nogueira
Professor na FGV EAESP, instituição onde fez Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo. É pesquisador e ativista em inovação pública, gestão de associações e investimento social privado. Recentemente, trabalhou por 3 anos na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, sendo co-fundador do (011).lab e em seguida coordenador do Mobilab+ _Laboratório de Inovação Aberta da Prefeitura de São Paulo.
Luana Faria
Psicóloga, servidora pública federal e coordenadora-geral na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), Ministério da Economia, onde fundou e lidera o LA-BORA! gov, Gestão Inovadora de Pessoas. Atua nas áreas de Ciência da felicidade, Gestão de Pessoas e Design de experiências. Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados. Facilita processos de Inovação, com foco em pessoas, e utiliza métodos ágeis para apoiar organizações a transformarem seus modelos de negócios. Seu objetivo é desenhar experiências que façam sentido para as pessoas e as engajem no propósito de gerar valor público. Mãe do Gabriel e do Noah; kitesurfista; brasiliense apaixonada!
Felipe Maruyama
Diretor de Inovação em Governo do Impact Hub à frente da operações do IdeiaGov, um Hub de Inovação que traz soluções de mercado e da sociedade para desafios do Governo do Estado de São Paulo, oferecendo melhores serviços ao cidadão e mais eficiência na gestão pública. Doutorando e mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, além de pesquisador associado do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) e do Laboratório de Gestão de Inovação (LGI). Atuou como coordenador geral do 011.lab, laboratório de inovação em governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo. Por fim, idealizou o FailHub, movimento sem fins lucrativos com objetivo de compartilhar as falhas e erros de pessoas invoadoras e o que aprenderam do processo.
Coordenador: Felipe Maruyama
A crise gerada pela pandemia do COVID-19 atingiu as cidades de diversas maneiras, intensificando os problemas já existentes e criando novos, mas também incentivando e catalisando soluções para um planejamento urbano direcionado à qualidade de vida e sustentabilidade.
Desde o dia em que foi decretada a pandemia de COVID-19 pela OMS, a comunidade científica tem se esforçado para lançar luz sobre questões como os mecanismos que impulsionam a propagação do vírus, seus impactos ambientais e socioeconômicos e os planos e políticas de recuperação e adaptação necessários. Dada a alta concentração da população e das atividades econômicas nas cidades, elas costumam ser focos de infecções por COVID-19. Consequentemente, muitos pesquisadores estão se esforçando para explorar a dinâmica da pandemia em áreas urbanas a fim de compreender os impactos do COVID-19 nas cidades.
Portanto, a crise humanitária enfrentada atualmente oferece uma oportunidade de compreender e aplicar a tecnologia da cidade inteligente no bem-estar social e gestão de crises. O entendimento da COVID-19 também pode impulsionar o desenvolvimento da cidade inteligente, pois, conforme evidenciado, o cotidiano das pessoas vem sendo alterado pela crescente preferência pelo teletrabalho, telemedicina, sistemas de vigilância e comércio e educação online.
Aderoju Olaide Monsor
Mr. Olaide has Ph.D. degree in Environmental Science and Technology from the University of Porto, Portugal; Master’s degree in environmental management (Pollution and Waste Management) from the Federal University of Technology, Minna, Niger state. His first degree was a Bachelor of Engineering in Water Resources and Environmental Engineering from the Ahamadu Bello University Zaria, Kaduna state. He also had a PGD in Remote Sensing and Geographic Information Systems at the African Regional Center for Space Science Technology Education in English (ARCSSTEE) at the Obafemi Awolowo University Campus, Ile-Ife, Osun State. He is trained as a Water and Environmental engineer; Environmental manager & Research Scientist, and he is also a GIS Expert. He is member of World Society of Sustainable Energies Technologies (WSSET), and Geoinformation Society of Nigeria (GEOSON). He has about 30 publications and still counting in good journals and conference proceedings. He worked as a Technical Officer with the National Environmental Standards and Regulations Enforcement Agency (NESREA), and he is currently working with National Space Research & Development Agency (NASRDA), Abuja as an Engineer/Research Scientist. He is currently the Head of the Climate Change Modelling Division, as regards his passion for Environmental Management, Climate Change, waste management, Energy and Environment, Sustainable Development, Disaster Risk Management, among others. He has been involved in collaborative research with the UNFAO, UNDP, UNSPIDER and World Bank. His current researches are on Municipal Solid Waste to Energy; Waste to Wealth for the Socio-economic Benefit of the Nation; Adaptation and Mitigation strategies for Climate Change; Assessment of Insurgence activities on the microclimate of Borno State, Nigeria Using Geospatial Capabilities and ground based Data; Air quality Assessment in regional level in Nigeria; Carbon Sequestration; Precision Farming & Food security management; Assessment and Mapping of Herbs and medicinal plants in Abuja for Sustainable Health Delivery etc.
Carolina Birenbaum
Mais conhecida como Carol, é Representante da Universidade de Haifa par America Latina desde 2012. Anteriormente trabalhou na Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalem por 14 anos. Trabalha também na area de arte desde 2014 onde organiza eventos, cursos, compra e venda de obras.
Formada em Relações Publicas pela Faculdade de Comunicacao Social Casper Libero e agora cursa Mestrado em Educação Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém.
Casada, desde 1994, é mãe de Diego, jovem de 24 anos estudante do ultimo ano de Economia na Puc SP e Veronica, soldada solitaria na aeronáutica de Israel.
Apaixonada pelo seu trabalho, dedica seu tempo a criar e desenvolver projetos académicos, divulgar a Universidade de Haifa e auxiliar os estudantes brasileiros interessados em para Israel para estudar.
Daniela Belchior
Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Julho desenvolvendo a pesquisa sobre os efeitos socioeconômicos da pandemia pelo novo coronavírus ao planejamento urbano em diferentes cidades do mundo, juntamente à pesquisadores parceiros. Engenheira civil e gestora ambiental com experiência em projetos ligados à sustentabilidade, à educação ambiental e à construção civil. Atuação na área acadêmica através da docência nos cursos do ensino superior ligados às engenharias e tutoria do ensino à distância aos cursos de graduação e pós-graduação.
David Arthur Whittemore
Director of a language school e professor of English as a second language.
High School: Iolani H.S. and Hawaii Preparatory Academy
College: University of Hawaii, Manoa (Food Service and tropical Agriculture major)
Profession: English as a second language teacher and foreign language school administrator since 1982.
Masonic (History): Entered Brazilian Masonry in August of 1997
Member of the GOP Mason Legislative Assembly since 2006 until the present.
Recipient of The José Bonifacio Masonic Merit Award from the city of São Paulo, SP
Shriners (A Fraternal Masonic Philanthropy): Founder and current Potentate (President) of the Amal Shriners Temple in Brazil.
Fredy López-Pérez
Sociólogo, Universidad de Antioquia, 1996
Especialista en Gestión Ambiental, Universidad Nacional de Colombia, 1999
Bolsista de Doutorado Sanduiche, Universidad Federal Rural de Rio de Janeiro, 2014, 2017
Doctor en Ciencias Ambientales, Universidad Tecnológica de Pereira, 2019
Profesor de Tiempo Completo, Facultad de Ingenierías Universidad de Medellín, 2004 hasta el presente.
Director de la Maestría en Ingeniería Urbana, Universidad de Medellín, 2021
Editor Revista Ingenierías Universidad de Medellín, 2007 hasta el presente.
Gustavo S. Mesch
Is Professor de Sociology (emeritus) of the University of Haifa (Israel). From 2012-16 was the Dean of the Faculty of Social Sciences and from 2016-2021 Rector of the University of Haifa.
He holds a PhD in Sociology from the Ohio State University, His research focus on the study of computer mediated communication, digital inequalities in Access to technology and technological skills, the role of Communication and information technologies on the Access to social capital and the adoption of new technologies.
He was a research fellow at the University of Toronto and the Oxford Internet Institute. He served as Chair of the Communication and information technologies section of the American Sociological Association. With Ilan Talmud they had published Wired Youth (Routledge, 2010, 2020) y Mesch is the Autor of over de 90 publications in peer-reviewed journals.
Olívio Guedes
Pós-Doutorando em História da Arte pela Universidade de São Paulo, Diretor do Clube A Hebraica, Diretor Cultural ACESC (Associação de Clubes Esportivos e Sócios-Culturais de São Paulo), Diretor Cultural da Universidade de Haifa Board Brasil, Conselheiro Consultivo do ProCoa (Projeto Circuito Outubro aberto), Coordenador de Cultura e Arte do IVEPESP (Instituto para a Valorização da Educação e Pesquisa no Estado de São Paulo), Perito Judicial do Tribunal de Justiça SP e Sócio da Slavieiro e Guedes Galeria de Arte. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte, Complexidade e Transdisciplinaridade.
Wilson Levy
Advogado, doutor em Direito pela PUC-SP, com estágio de pós-doutoramento em Urbanismo pela Mackenzie. É membro efetivo das Comissões de Direito Urbanístico e Direito Notarial e Registros Públicos da OAB-SP. É membro efetivo do Núcleo de Estudos Urbanos da Associação Comercial de São Paulo.
Coordenador: João Alexandre Paschoalin Filho
Pós Doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Doutorado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2008), Mestrado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2002) e Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/UFLA (1999).
Atualmente é professor da Universidade Nove de Julho lecionando disciplinas na área de Geotecnia, além de ser professor pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e de Cidades Inteligentes e Sustentáveis atuando em projetos ligados às seguintes linhas de pesquisa: Gerenciamento Ambiental e Construções Sustentáveis.
Também desenvolve atividades técnicas como consultor em Geotecnia pela empresa GEOCONCEITO Engenharia Consultiva. Membro do Grupo de Pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
Foi membro da comissão editorial da Revista Exacta (São Paulo) (ISSBN 1678-5428), membro da comissão de fundações da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos).Atualmente é revisor científico da Revista de Gestão Social e Ambiental, ISSN: 1981-982X, Revisor Científico da Revista Holos (ISSN 1807-1600), Revista de Gestão Ambiental de Sustentabilidade (ISSN: 2316-9834), Revista Desenvolvimento em Questão/Unijuí, Journal of Cleaner Production e outras. Membro da Rede Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade RIMAS.
Coordenador: Prof. Dr. Marcos Gaspar
Doutor em Administração pela USP, 30 anos de experiência corporativa empresas nacionais e multi-nacionais. 26 anos de experiência em pesquisa e docência em nível superior. Atua como docente e líder da linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Conhecimento do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Uninove. É pesquisador nas áreas Gestão do Conhecimento, Gestão de Tecnologia da Informação e Estratégia.
Cultura Organizacional: Conhecimento, Colaboração e Inovação
Como transformar, mudar, criar ou inovar se a cultura da organização não oferece um ambiente propício? A cultura organizacional está sempre na pauta dos executivos diante das mudanças nos mercados, economia e sociedade. Esse painel se propõe a discutir os aspectos da transformação cultural nas organizações. Levantar ideias e conceitos da cultura digital, da cultura da gestão do conhecimento e a influência direta na boa performance dos processos de conhecimento. Afinal, a cultura impacta na curadoria do conhecimento que deve ser gerido, nas relações entre quem compartilha e absorve o conhecimento e na forma como o conhecimento é criado, legitimado e compartilhado nas organizações.
Eduardo Viegas
Engenheiro eletrônico com especialização em Transformação Digital pela Darden School of Business da Virgínia e tem MBA em Alta Direção de Empresas com especialização em Inovação pela URJC na Espanha. Hoje atua como Especialista de Novos Mercados na Vivo.
Com 22 anos de carreira, atuando no desenvolvimento de novos produtos, passou pelas áreas de negócios e estratégia, e nos últimos anos vem desenvolvendo sua trajetória em Transformação Digital e Novos Mercados.
Elaine Buchalla
Pedagoga e Psicopedagoga, trabalha há 24 anos na Embraer.
Atuou em Recursos Humanos em áreas como Educação, Treinamento e Desenvolvimento, Carreira e Sucessão, Avaliação por Competências e Business Partner do Negócio de Engenharia do Produto. Há 8 anos faz parte do Core Team de Gestão do Conhecimento do Produto, em frentes como: Seminário Interno de Tecnologia e Inovação, Comunidades de Prática, Storytelling, Programa de Mentoria Técnica, Cultura de Gestão do Conhecimento. Instrutora interna dos treinamentos: “Gestão do Conhecimento”, “Gestão de Comunidades de Prática” e Práticas de ensino-aprendizagem na relação Mentor-Mentorado”. Participa da Comunidade de Prática da SBGC – Comunidade Brasileira de Gestão do Conhecimento, tendo apresentado alguns artigos no KM Brasil. Como Psicopedagoga atuou em clínica de atendimento para adolescentes e adultos, aplicando a metolodia PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental.
Valéria Moia Monte Alegre Angeli
Engenheira civil pela Unicamp, especialista em saneamento básico pela Faculdade de Saúde Publica-USP, MBA em Gestão Empresarial e MBA em Administração para engenheiros. Trabalha na Sabesp há 29 anos e atualmente é gerente do Centro de Serviços Compartilhados da Diretoria Metropolitana da Sabesp. Prestando serviços a 10 Unidades de Negócio, 6900 colaboradores em 1500 instalações, através dos seguintes processos: Recursos Humanos, Desenvolvimento Humano, Saúde e Segurança do Trabalhador, Licitações, Almoxarifado, Facilities, Gestão Contratual, TI, Contas a Pagar. Ocupou cargos de gerência em Planejamento e gestão empresarial e Gestão de investimentos. Coordenou a implantação de diversos programas tais como: Córrego Limpo, financiamento com bancos nacionais e internacionais e o Projeto de priorização de investimentos através da metodologia Analytic Hierarchy Process – AHP.
Moderadora: Flavia Celidonio
Especialista em Gestão do Conhecimento, facilitadora de conversas e comunicadora. Pós graduada em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela FIA.
Coordenadora: Flavia Celidonio
O processo de gestão do conhecimento demanda um constante número de decisões acerca das atividades presentes em uma organização. Para extrair esse conhecimento, pode-se utilizar a Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, ou Knowledge Discovery in Databases (KDD), definida como um processo iterativo e interativo que identifica nos dados padrões que sejam novos, válidos, potencialmente úteis e interpretáveis. Para tanto, O KDD se utiliza de técnicas de Inteligência Artificial. O principal papel do KDD está em obter conhecimento para a empresa, a fim de garantir seu crescimento e vantagens em um mercado altamente competitivo. Neste painel serão apresentados casos práticos de aplicações do KDD para a gestão do ativo conhecimento em diferentes cenários.
Renato José Sassi
Doutor em Engenharia Elétrica pela USP, docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho.
João Rafael Gonçalves Evangelista
Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Analista de Segurança em Nuvem nos Ambientes Claro, membro do Time de Inovação Digital do Cloud Center of Excellence (CCoE).
Marcio Romero
Doutor em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Gerente de Projetos Globais da Engineering do Brasil, Secretário Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES).
Cintia Maria de Araújo Pinho
Mestra em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho. Coordenadora de curso e docente na ETEC (Escola Técnica Estadual de São Paulo). Agente Local de Inovação do Inova Paula Souza. Desenvolvedora WEB e Inteligência Artificial na Tecnologia Única.
Coordenador: Renato José Sassi
Embora o conhecimento seja reconhecido como um dos principais fatores de geração de riqueza e valor das organizações e exista um consenso entre pesquisadores e profissionais de mercado sobre a importância de que a gestão do conhecimento seja implementada de forma sistemática, explícita e intencional, relatos de muitas organizações expressam dificuldades em se medir a contribuição da gestão do conhecimento em seus projetos e processos.
O painel Mensurando a Gestão do Conhecimento em Projetos e Processos, tem como objetivo discutir os desafios da avaliação da gestão do conhecimento em projetos e processos, identificar as principais abordagens utilizadas por pesquisadores e gestores de como alinhar a gestão do conhecimento às necessidades de negócio, estabelecer indicadores e mensurar os resultados.
O painel tem como objetivo apresentar alguns frameworks e práticas que são destaques na literatura internacional e brasileira ao mesmo tempo discutir experiências práticas de profissionais de mercado.
Ana Carolina Prado
Formada em Ciência da Informação pela PUC Minas, pós-graduada em Gestão de Projetos e Gestão Estratégica de Processos de Negócios, MBA pela PUCRS em Inovação, Liderança e Gestão 4.0. Possui experiência em grandes empresas do mercado de software e consultoria como TOTVS, Nérus e Falconi. Atualmente na Softplan, atuando em escritório de projetos e processos e implementação de plataformas e metodologias de gestão, focando atualmente na implantação de estratégias de gestão do conhecimento e educação corporativa. Diretora de Empoderamento Digital da SUCESU MINAS.
Aparecida Laino Entriel
Administradora, Pós-doutorado em Aprendizagem Organizacional pela UFF, Doutora em Engenharia de Sistemas pela UFRJ, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, Especialista em Administração e Sistema de Informações. Possui 36 anos de Experiência em Gestão empresarial, sendo os últimos 15 anos na Petrobras, atuando na área Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento. Atualmente atua como Consultora em Gestão Empresarial, Professora Convidada de Pós-Graduação e Mestrado em Administração da Universidade Federal Fluminense e Professora Convidada da SBGC.
Luana Ramlow
Administradora Pública por formação, curiosa pelo universo UX e apaixonada por design. Possui experiência em gestão de projetos de conhecimento e aprendizagem e gestão de processos comunicacionais internos externos. Atualmente, atua na Softplan, na equipe de Gestão do conhecimento com foco em Projetos complexos e estruturantes como TJ League, Formação de estagiários; ROI de Capacitação; Onboarding de Serviços..
Rogerio Cardoso Gontijo
Geólogo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre em Estratigrafia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Geologia Estrutural e Geotectônica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua como geofísico pela Petrobras desde 1985 e como Consultor Sênior na área de Exploração por mais de 15 anos, organizando, executando e coordenando projetos com diferentes enfoques. Participa da Equipe de Gestão do Conhecimento na estruturação da Taxonomia do Conhecimento da Exploração e na implantação de Comunidades Práticas. Foi coordenador e mentor do Programa de Mentoria em Evaporitos, tema de sua apresentação neste painel.
Talita Caetano
Psicóloga atuante com desenvolvimento humano e desenvolvimento organizacional com 10 anos de experiência em Educação de Jovens e Adultos profissionais. Pesquisadora Sênior do Laboratório ENGIN, Especialista em Gestão de Pessoas e Dra em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Autora do livro “Framework Ponte TAP: 4 camadas para aceleração da curva de aprendizagem”. Atualmente exerce o papel de Especialista educacional a frente de projetos e programas do Sistema de Educação Corporativa.
Vinícius Leite dos Anjos – Itaguaí Construções Navais
Engenheiro Químico pela UFRRJ, Mestre em Ciências e Tecnologia de Materiais pela UEZO, Especialista em Gerenciamento de Projetos e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Experiência de 20 anos, principalmente nas áreas de Processos e Gestão Estratégica, atuando em Indústrias Química, Petroquímica, Alimentos e Naval de Defesa. Atualmente responsável pelo Programa Gestão do Conhecimento, Inovação e Transferência de Tecnologia de Construção dos Submarinos da Classe Riachuelo para a Marinha do Brasil na Itaguaí Construções Navais.
Coordenadora: Aparecida Laino Entriel
O crescente impacto das tecnologias digitais na sociedade, com mudanças rápidas e disruptivas, provoca também mudanças comportamentais e a busca incessante por processos eficientes e modernização. A transformação digital é uma resposta estratégica que resulta em vantagens competitivas e requer competências além do espectro tecnológico. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento e processos consolidados são requisitos fundamentais para as organizações tirarem o máximo proveito da jornada da transformação digital.
Ivanir Costa
Doutor em Engenharia pela USP, docente pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho (Uninove).
Rosangela Riccotta
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho (Uninove), Mestre em Administração e Governança Corporativa pela FMU, Coordenadora de Governança de TI na Klabin.
Marcos Antonio Gaspar
Doutor em Administração pela USP, docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho.
Tatiana Cristina Aranda Medina
Executiva sênior de tecnologia, com mais de 20 anos de experiência em implementação de tecnologias que propiciam eficiência em processos e transformação de TI e Negócio, MBA em Project Management na Fundação Getúlio Vargas, Bacharel em Administração pela PUC.
Fernando Bardauil Thome
Profissional de tecnologia há mais de 20 anos, coordena equipe movida a desafios e experimentações. Bacharel em Sistemas da Informação pela Universidade São Marcos e especialista em Gestão de Negócio pelo IBMEC.
Coordenador: Ivanir Costa
A gestão do conhecimento deve ser cada vez mais potencializada na esfera da saúde pública, pois as organizações estão enfrentando situações complexas que exigem alta capacidade de resolução de problemas e de aprendizagem organizacional, a fim de atender às diversas necessidades que a área da saúde demanda. Neste painel apresentaremos os desafios, benefícios e fatores críticos de sucesso para a implementação de GC na área da saúde pública. É de suma importância abordar o tema de GC na esfera pública em um evento como o KM Brasil para ampliar a troca de experiências no setor e consolidar que o conhecimento é um insumo estratégico no alcance dos resultados exigidos pela sociedade.
Ana Paula da Silva Carvalho
É Coordenadora da Gestão da Informação e do Conhecimento de Bio-Manguinhos/Fiocruz.
Mestre Profissional em Gestão e Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) com o seguinte título: “A Gestão do Conhecimento como Indutora da Inovação Incremental a partir do Conhecimento Absorvido das Transferência de Tecnologia em Bio-Manguinhos”. É especializada em Gestão da Qualidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é servidora, Tecnologista em Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz, atuando como gestora da Gestão da Informação e do Conhecimento de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, estratégia, gestão do conhecimento e inovação. Avaliadora do Prêmio de Excelência em Gestão do Rio de Janeiro (PQRio) em 2009, 2010 e 2011.
Elaine Lucia da Silva
Analista de gestão em saúde da Fiocruz. Servidora da Fundação Oswaldo Cruz desde 2006, Mestre em Saúde Pública em Política e Gestão em C,T& I em Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz em 2018. Doutoranda em Ciência da Informação – IBICT/UFRJ.
Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento de Pessoas, Gestão da informação e do Conhecimento e Educação, com três especializações: duas voltadas para a área de Recursos Humanos em Saúde e uma voltada para Gestão Pública. Atuou como Conteudista da Escola Nacional de Administração Pública, como gestora do Serviço de Capacitação da atual Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe/Fiocruz), Coordenadora de Projeto São Martinho da Fiocruz e Substituta pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), foi responsável pela área de Desenvolvimento de Pessoas. Idealizadora e coordenadora do Sistema de Informação de Gestão de Pessoas do INCQS, do Programa de Multiplicadores Internos de conhecimento, membro do Núcleo de Acesso Aberto ao Conhecimento e integrante do GO Fair Brasil Saúde.
Docente convidada em alguns cursos de pós-graduação da Fiocruz, como ENSP, Escola Corporativa, INCQS e nos Planos de Desenvolvimento das Unidades da Fiocruz no Tema Gestão do Conhecimento, têm aprimorado e desenvolvido atividades de pesquisa e transferência de conhecimento à comunidade Fiocruz, para o avanço científico com uma interação multidisciplinar e interdisciplinar.
Moderadora: Débora Schettini Alves
Enfermeira, especialista e mestre em Educação em Saúde pela UNIFESP; MBA em Gestão do Conhecimento e Inovação pela FIA, Formação complementar pela SBGC em avaliação e consultoria em Gestão do Conhecimento. Atualmente é especialista do Hospital Albert Einstein, como foco no desenvolvimento da equipe de enfermagem “on the job”.
Coordenadora: Débora Schettini Alves
Neste painel discutiremos as situações que caracterizam o etarismo nas organizações, as estatísticas que mostram a necessidade de adaptação das ações de gestão do conhecimento e o papel das lideranças na condução dessas ações e na desconstrução de preconceitos que podem levar à instabilidade emocional entre os membros das equipes e ao insucesso da GC.
Também farão parte da conversa questões como: a longevidade dos profissionais, que mesmo após os 60 anos sentem-se aptos a atuar com a mesma garra e capacidade de entrega que tinham aos 30, e são ainda mais experientes; a necessidade de propósito das novas gerações, que fizeram da agilidade uma bandeira e do aprendizado ao longo da vida, um lema; e o etarismo, que se faz presente e acentua um abismo entre essas gerações.
Angela Vega
Designer de processos de desenvolvimento individual e coletivo, atuando como consultora, facilitadora, coach (executiva, vida e carreira) e aconselhadora biográfica. A educação formal inclui a graduação como engenheira química (UFRJ, 1986), pós-graduação em Filosofia e Autoconhecimento (PUCRS, 2020), MBA Executivo no IBMEC (2001) e especializações na FDC, INSEAD, Adigo, Amana-Key e Presencing Institute (Teoria U). Pós-graduanda em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia, na PUCRS. Na carreira empresarial, coordenou e desenvolveu projetos em gestão de mudanças, gerenciamento de processos, organização, ouvidoria e educação corporativa. Palestrante e docente em eventos de desenvolvimento da liderança. Co-autora nos livros “Gestão das Emoções no Ambiente Corporativo: descubra como o foco nas emoções individuais pode mudar a vida de líderes e liderados nas empresas” e “Revolução 50+ A diversidade, a inclusão e a ampliação do empreendedorismo com propósito”. Tem um profundo interesse em entender o ser humano, começando por si mesma e sua rede de relacionamentos. Peregrina no Caminho de Santiago e trekker ao Campo Base do Everest. Corredora de rua, com algumas meias maratonas concluídas. Gosta de ler, estudar e viajar.
Fran Winandy
Psicóloga, com MBA em Recursos Humanos e Mestrado em Administração de Empresas com foco em Diversidade, tendo desenvolvido a dissertação “O Etarismo nas Organizações”, em 2014.
Atuou na área de Desenvolvimento de Recursos Humanos de grandes organizações e, desde 1996 é sócia de Consultoria, atuando em Projetos de RH, Diversidade Etária e Transição de Carreira. Desenvolve também conteúdos para artigos e programas de Treinamento & Desenvolvimento e é pesquisadora na área de Diversidade Etária e Etarismo, com diversas
pesquisas e artigos publicados. Fran é professora de cursos de Pós-graduação e palestrante no meio acadêmico e organizacional. Criadora do Blog Etarismo (www.etarismo.com.br), é ativista da causa e embaixadora do Movimento Somos 60+.
Márcia Tavares
Doutora e Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão e Inovação, e Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial, ambos pela COPPE/UFRJ. Atua como consultora, professora, pesquisadora científica, escritora e conferencista internacional no campo da Gestão Estratégica de Times Intergeracionais. É professora da Fundação Getúlio Vargasna primeira Formação Executiva em Mercado da Longevidade, com a disciplina ‘Empresas Age-Ready’. Em 2016, tornou-se TEDx Speaker. Suas palestras impactaram milhares de pessoas no Brasil, Índia, Portugal, Rússia e Inglaterra nos últimos 10 anos. Em 2021, foi convidada para palestrar na London Business School. É colunista para o Caderno Empregos & Carreiras do Estadão e autora do livro “Trabalho e Longevidade”, best-seller Amazon em 2019. No mesmo ano, seu comprometimento com a agenda do trabalho e da longevidade foi reconhecido como importante contribuição para a sociedade pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Sua experiência de mercado advém do trabalho em grandes empresas. Trabalhou na gerência de inovação do Centro de Serviços Compartilhados da Vale, atuou como consultora sênior de gestão do conhecimento e inteligência competitiva para a Vale, BHSHelicopter, Enel, Firjan. Atuou ainda em organizações sociais em prol do envelhecimento ativo quando esteve no cargo de Diretora do Centro Internacional de Longevidade Brasil e foi Embaixadora do Lab60+ no Rio de Janeiro.
Raquel Balceiro
Professora de gestão do conhecimento da Pós-graduação lato sensu em Gestão do Conhecimento (MBKM) da COPPE/UFRJ e da Pós-graduação em Gestão Estratégica de Petróleo, Gás e Energias da Fundação Dom Cabral (FDC). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão do Conhecimento, pela COPPE/UFRJ, Raquel possui especialização em Educação Transformadora pela PUCRS, em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela COPPE/UFRJ e formações na Adigo, Amana-Key, APQC, Babson College e SCCE. Palestrante, já atuou em cursos da SBGC, da FGV, da ESPM e do SEBRAE. Com mais de 25 anos de carreira, liderou inúmeras iniciativas de Gestão do Conhecimento na Petrobras, além de ter prestado consultoria interna no tema. Hoje atua na Área de Comunicação e Treinamento em Compliance e Governança Corporativa na Petrobras, fazendo curadoria de conhecimento e coordenando treinamentos específicos da área.
Coordenadora: Raquel Balceiro
A informação e o conhecimento são importantes ativos das organizações contemporâneas. A gestão desses ativos é vital para o sucesso das organizações inseridas num ambiente de rápidas e constantes mudanças. Nas universidades isso não é diferente, até pela própria natureza de suas atividades para a sustentação do trinômio ‘ensino, pesquisa e extensão’. Assim sendo, a gestão da informação e do conhecimento em universidades públicas assume papel crítico para o melhor posicionamento da instituição na sociedade.
Fábio Luís Falchi de Magalhães
Doutor em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, docente e pesquisador do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São Paulo.
Marcos Antonio Gaspar
Doutor em Administração pela USP, docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho.
Lidiane Cristina da Silva
Mestra em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho. É superintendente da Tecnologia da Informação da Universidade Federal de São Paulo e professora do Instituto Federal de São Paulo.
Hugo do Nascimento
Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho. É fundador e proprietário da Universitas Soluções Educacionais e atua na consultoria ED6.
Geisa Maria Rodrigues de Vasconcelos
Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Business Management Certified – The University of Akron- UAkron, Administradora e Analista de Capacitação e Gestão por Competências na Universidade Federal Rural do Semi-Árido- UFERSA.
Coordenador: Fábio Luís Falchi de Magalhães
Transformação digital nunca esteve tão em pauta como atualmente, em um curto período de tempo, tecnologias de colaboração passaram a fazer parte da vida da maioria das organizações, a Inteligência Artificial que antes fazia parte da ficção, está cada vez mais presente no nosso dia a dia, seja em produtos, serviços ou ferramentas que utilizamos. Essas e tantas outras mudanças vem impactando como as organizações lidam com a gestão de seus conhecimentos. Usando como base o modelo de referencia da SBGC, nesse painel iremos mapear os elementos que trarão impacto para o futuro da GC e faremos um debate com especialistas dos pontos que escolhidos pelos participantes como mais relevantes.
André Noronha
Engenheiro mecânico pela UNICAMP e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, atua a 14 anos em industrias do setor aeroespacial. Possui solida experiencia em gestao de projetos, gestao do conhecimento e melhoria continua. Atualmente lidera o programa de Gestao do Conhecimento na Engenharia da Collins Aerospace, uma das maiores fornecedoras de produtos aerospaciais e de defesa. |
Beto do Valle
Fernando Fukunaga
José Eduardo Carara Júnio
Coordenador: André Noronha
Coordenador: Prof. Dr. Marcos Gaspar
21 de Setembro
A Gestão do Conhecimento aplicada em Programas de Transferência de Tecnologia
Os programas de Transferência de Tecnologia são um conjunto de processos para a transferência de conhecimento que visa atender a demanda de indivíduos, empresas e/ou governos, que têm o interesse em desenvolver e explorar comercialmente a tecnologia, seja por meio de novos produtos, processos ou aplicação em materiais e/ou serviços.
Estes programas, geralmente são tratados em âmbitos contratuais onde seus processos são medidos através de entregas definidas, mensuráveis para fins de medições contratuais, como relatórios, horas treinamentos, etc. Porém uma vez transferido estes programas são finalizados muitas vezes sem pensar em uma continuidade.
O painel A Gestão do Conhecimento aplicada em Programas de Transferência de Tecnologia, tem como objetivo abordar e discutir como a gestão do conhecimento pode tornar o processo perene para que empresas e governos podem desenvolver e explorar a tecnologia em novos produtos, processos aplicações, materiais e serviços.
O painel tem como objetivo apresentar alguns cases aplicados em empresas com projetos de Transferência de Tecnologia, e como a Gestão do Conhecimento pode ajudar neste processo.
Vinícius Leite dos Anjos – Itaguaí Construções Navais
28 de Setembro
Gestão do conhecimento na Indústria Farmacêutica
A palestra abordará a importância da área de Gestão do conhecimento na Indústria Farmacêutica: processos e práticas de GC
Talita Ferreira
Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000
©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.