PROGRAMA

KM Brasil 2021 - Programação estendida

15h - Diversidade cultural e inovação aberta

Já parou para pensar em como a pluralidade cultural espalhada pelo mundo é capaz de gerar uma massa de conhecimento que impacta diretamente na forma como inovamos? E isso tudo começa a partir dos hábitos e costumes de uma comunidade em bairro pequeno, que cria uma percepção de mundo única, trazendo novas possibilidades que influenciam no crescimento socioeconômico de todo um ecossistema.
Percepções que se multiplicam de bairro a bairro, cidade a cidade, estado a estado, ganhando uma diversidade de pensamento capaz de gerar uma riqueza cultural peculiar para cada país, com potencial de desenvolver novas ideias a partir da gestão de todo esse conhecimento.
E esse é o tema do nosso papo com a Carol Porto Frodl, gerente de inovação da alemã Renolit.
A SBGC convida você para participar desta discussão sobre a necessidade de instituições públicas e privadas de abrirem seus olhos para o que acontece dentro destes ecossistemas, que são comunidades férteis na geração do empreendedorismo.
Como por exemplo criar uma abertura cultural por parte das instituições para descobrir e entender essa diversidade cultural, se conectando a startups, por exemplo, e estimular a prática de uma inovação aberta, capaz de intensificar o potencial de inovação por meio do conhecimento.
Esse papo é um pre-session do KM Brasil 2021, que terá um painel dedicado ao tema "A Gestão do Conhecimento aplicada ao Ecossistema de Startups para apoiar no desenvolvimento econômico",  que contará com a presença da Carol e de outros dois convidados de peso.
Então, se você gosta de discutir, aprender e ter novos insights sobre a relação entre Inovação e Gestão do Conhecimento, se inscreva agora mesmo e garanta a sua vaga! Com certeza, você não vai querer perder este evento.

Carolina Porto Frodl

É uma administradora com especialização em gestão da inovação pela Berkeley nos Estados Unidos, Vlerick na Bélgica e com mestrado em andamento na Espanha. Hoje atua como Gerente de inovação na RENOLIT, desde 2018 na Alemanha.
Com 17 anos de carreira, especialista em gestão da inovação com amplitude global, já treinou mais de 1000 pessoas em inovação e mais de 400 projetos avaliados e orientados ao longo deste período.

ASSISTA A GRAVAÇÃO DESTA SESSÃO

15h - Pré KM Brasil - Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo

Como a Gestão do Conhecimento pode estimular e preparar empreendedores a tirarem as suas ideias da cabeça e torna-las uma marca?
Neste papo de aquecimento para o KM Brasil, nosso convidado Bruno Panccioni, diretor da Fatec de Mogi das Cruzes, fala um pouco sobre o papel da instituições de ensino como fonte de conhecimento para se preparar e empreender nos ecossistemas de startups.

Bruno Panccioni

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (2002). Mestre em Ciência da Computação na área de Realidade Virtual (2009) pelo UNIVEM. Doutor em Engenharia Biomédica pela UMC (2017) com o desenvolvimento de um jogo para treino de memória de idosos com Alzheimer. Atualmente professor e diretor na FATEC de Mogi das Cruzes. Também é professor da ETEC de Poá, foi professor na pós-graduação de Gestão Pública da UMC na disciplina de Gestão do Conhecimento e realizou treinamentos de tecnologias para o público da 3ª idade na UNAI-UBC.

ASSISTA A GRAVAÇÃO DESTA SESSÃO

20h - Futuro do Trabalho: como se requalificar de forma estratégica

Para estar adaptado ao cenário pós Quarta Revolução Industrial, será fundamental atualizar as competências. Novas tecnologias demandam novos conhecimentos. 40% das habilidades necessárias para o desempenho das funções que serão mantidas nos próximos 5 anos, precisarão ser desenvolvidas. Nesta palestra, serão apresentadas tendências e caminhos para que essa requalificação seja realizada de forma estratégica.

Camila Pires

Fundadora da Rede Indigo, uma empresa que desenvolve novas competências para as necessidades do novo mundo. Tem formação multidisciplinar que passa por comunicação, gestão do conhecimento, inteligência empresarial, inovação, processos de aprendizagem, desenvolvimento humano e neurociências pedagógicas em universidades do Brasil e EUA. Tem a missão de ajudar pessoas, equipes e organizações a se prepararem para o futuro do trabalho. 

ASSISTA A GRAVAÇÃO DESTA SESSÃO

19h - Mesa Redonda com Especialistas: Apresentação do Relatório Final do Panorama da Gestão do Conhecimento no Brasil - Edição 2020

 

Alana Seter

Coordenadora do Panorama GCBR- Edição 2020
Professora do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFOP e pesquisadora em GC e estratégias organizacionais.

Antonio C. Zambon

Professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, Coordenador do Grupo Engenharia da Informação e conhecimento.

Jaqueline Matos

Coordenadora do Panorama GCBR- Edição 2020
Formada em Engenheira Química com especialização em Inovação. Consultora em Gestão do Conhecimento e Inovação na Impakt Consultoria.

​Juliana Lima

Psicóloga, MBA em RH e Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação.
Apaixonada por colaboração e por atuar em estratégias ligadas ao negócio da empresa, possui experiência de 10 anos em Gestão do Conhecimento, tais como práticas de Lições Aprendidas, Wikis, Comunidades de Práticas, Bibliotecas de Práticas, Portal Colaborativo, Ensino à Distância, entre outros.
Possui vivência na implantação das políticas e desenhos da área, como captação, seleção e desenvolvimento de talentos nos níveis operacionais e gerenciais, bem como o planejamento de carreira e desenvolvimento de ações de gestão do conhecimento.
É também responsável pela implementação e coordenação de projetos estratégicos e coordenação de planos de ação de melhorias identificados ao longo dos trabalhos.

Mariana Lima

Trabalha há 18 anos na Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, atualmente como assessora da Diretora Executiva​.
Formada em administração e Marketing, com especialização em Gestão de Pessoas e Liderança. Atuou em projetos de Consultoria em Gestão do Conhecimento em empresas como Institutos SENAI de Inovação, Sebrae Nacional e Sabesp.
Responsável pela coordenação e gestão da 16ª Edição do KM Brasil.

Thais Colicchio

​Coordenadora do Panorama GCBR- Edição 2020
Pesquisadora em GC e Inovação na UNICAMP e Especialista em Gestão de Projetos e Sustentabilidade.

10h - Reimagining Corporate Learning: Re-thinking the organizational learning experience in the context of Lean principles

Strategic Opportunity: In this session, you’ll get the opportunity to explore the General Electric (GE) Renewable Energy approach using knowledge management and Lean principles to foster individual learning as part of organizational learning & development.

 What we will explore together: Lean thinking as self-directed learning strategy which develops people reasoning by incorporating self-reflection. Self-reflection is a diagnostic on to itself. Reflection is “practice.” The Lean part of this equation is also a focus on eliminating waste in performance and execution of one’s skills that are deployed in the flow of work.

Learning organization is the capacity of an organization to reinvent its products/ services through the collective learning of its employees. They will acquire the personal learning mastery and along with the leaders, they have to identify learning opportunities, solve problems, share the solutions and make them accessible for reuse and product/ process improvements

Discussion Points: 
We explore and have a conversation on the following questions:
💡 How can we design the learning organization without additional technology investment and in an agile way?
💡 What are the components of a learning organization that emphasize the Lean principles and behaviors?
💡 GE’s approach on integrating personal learning into organizational knowledge. A step-by-step process for comprehensive L&D with Lean mindset.

Rachad EL BADAWI EL NAJJAR

Organizational Learning Leader, GE Renewable Energy
Since 2013, Rachad is leading GE Renewable Energy in the field of informal and situated learning to share and capitalize on the technical knowledge. He is accountable to define the Renewable knowledge architecture with the right set of business-driven knowledge communities. Rachad has documented an estimated saving of 1.5M$ for 2020 enabled by the KM program at GE Renewable Energy.
During 2008 till 2011, Rachad acted as knowledge management advisor for Dubai land department. He was in charge of fulfilling the requirements for EFQM Excellence Award. He implemented the enterprise knowledge architecture and operational processes. His efforts have resulted in winning the award.
Rachad holds a doctoral degree in industrial engineering (2017) and a Master’s in software engineering (2012) from Grenoble Institute of Technology, (Institut National Polytechnique de Grenoble, France). In his thesis, he focused on designing collaborative methods and tools to virtually co-develop engineering standards. Extensive Knowledge management skills and competencies were key to develop and defend his thesis. Rachad has also a number of scientific publications in prestigious journals and conferences.

Renata Dalmaso

Designer de conexões por meio da gestão do conhecimento
Especialista em gestão de projetos e gestão do conhecimento, atual conselheira da SBGC e trabalha na Amazul com implantação de projetos de gestão do conhecimento em programas nucleares da Marinha do Brasil. Com +25 anos de experiência liderando implementações na indústria de Telecomunicações, com ampla experiência internacional, liderando projetos e programas globais de consultoria, integração e desenvolvimento de sistemas, implantação de rede, revisão de processos, melhoria de eficiência, automação, governança corporativa, transformação, entre outros. Pós-graduada em gestão do conhecimento pela FGV e gestão de projetos pela IETEC, design pela Panamericana Escola de Arte, graduada em engenharia elétrica pela UFES e mestre em engenharia elétrica pela UnB.

- Apresentação do Journal ok Knowledge Management – JKM – perspectiva histórica para chegar até o momento atual: escopo, estatísticas e achievements;
- Apresentação da perspectiva de 'real impact' articles e de sua editoria à frente desse movimento;
- Apresentação das expectativas a serem alcançadas em sua editoria de 'real impact' articles;
- Apresentação de panorama de competências importantes para desenvolvimento da produção nacional em GC e dos pesquisadores brasileiros.

Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour

É professora titular na área de Gestão da Cadeia de Suprimentos para o Desenvolvimento Sustentável na Escola de Negócios Francesa EM Normandie (acreditada por AACSB e EQUIS) e professora visitante na University of Lincoln, Reino Unido. Sua pesquisa explora questões contemporâneas relacionadas à sustentabilidade em cadeias de suprimentos, economia circular e o nexo entre sustentabilidade e tecnologias digitais. Ela foi incluída no ranking da Universidade de Stanford dos cientistas 2% mais citados globalmente (2020), e e considerada um dos 10 pesquisadores mais prolíficos em ‘Green Supply Chain Management’ em todo o mundo, de acordo com a SCOPUS (junho de 2021). Ela e editora de impacto real para América Latina e do Sul no Journal of Knowledge Management (Emerald) e editora associada dos journals Cleaner Logistics and Supply Chain (Elsevier) e do Circular Economy and Sustainability (Wiley).

Me. André Jun

Gerente Editorial da Emerald Publishing para a América Latina e o Caribe: é editor graduado pela Universidade de São Paulo, especialista em Marketing pela Curtin University (Austrália) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Colabora com as universidades compartilhando informações sobre as revistas, livros e teaching cases Emerald, além do “Guia para Publicar”, uma coletânea de conselhos de editores-chefe Emerald para autores internacionais.

Moderadores:

Prof. Dr. Fábio Câmara Araújo de Carvalho

Formado em Engenheira Elétrica pela UFRN. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Doutor em Administração pela ESPM. Vice-presidente Coordenador do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). É sócio da KM Business.net, onde promove negócios e consultoria em gestão estratégica do conhecimento, de processos e projetos, métodos quantitativos e balanced scorecard. É professor de gestão de operações, de projetos, logística, métodos quantitativos e inteligência competitiva da graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Autor e organizador de nove livros.

Prof. Dr. Marcos Gaspar

Doutor em Administração pela USP, 30 anos de experiência corporativa empresas nacionais e multi-nacionais. 26 anos de experiência em pesquisa e docência em nível superior. Atua como docente e líder da linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Conhecimento do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Uninove. É pesquisador nas áreas Gestão do Conhecimento, Gestão de Tecnologia da Informação e Estratégia.

10h - Workshop: O mapa do profissional do futuro

O futuro do trabalho exigirá que mesmo os profissionais mais qualificados e experientes se adaptem ao novo cenário. Diante de instabilidades e incertezas, não existe um único caminho possível. Cada um deve ter seu próprio mapa considerando alguns pilares fundamentais para não se perder e deixar as oportunidades passarem. Neste workshop, você vai criar seu mapa personalizado.

Camila Pires

Fundadora da Rede Indigo, uma empresa que desenvolve novas competências para as necessidades do novo mundo. Tem formação multidisciplinar que passa por comunicação, gestão do conhecimento, inteligência empresarial, inovação, processos de aprendizagem, desenvolvimento humano e neurociências pedagógicas em universidades do Brasil e EUA. Tem a missão de ajudar pessoas, equipes e organizações a se prepararem para o futuro do trabalho.

16h - É possível falar de gestão do conhecimento na área hospitalar em tempos de pandemia?

Shoraya Virginio Carneiro Dal´Col

Médica diarista do Hospital Sírio Libanês, facilitadora do Programa de Similação Realística e Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva. Pós Graduação em dor; gestão em excelência operacional em saúde. Green Belt – Lean Six Sigma. Formação Executiva em Gestão do Conhecimento e Facilitadora certificada em Lego Serious Play Methods.
Descrição da atividade: palestra abordará as ações macro de gestão do conhecimento na transmissão de conhecimento na área hospitalar, abrangendo como as ações são estruturada e como foram reorganizadas na pandemia. Ainda serão explorado os desafios transpostos neste período na manutenção da Tríade: geração de conhecimento, segurança do paciente e alinhamento ao “negócio” na área hospitalar.

19h - Gestão do conhecimento na Indústria Farmacêutica: práticas e processos

O recurso estratégico mais importante de uma empresa é o conhecimento. As empresas devem saber gerenciar este recurso para competir em mercados especializados. No contexto farmacêutico, temos o conhecimento regulatório. Com isso, no dia 13/09 às 19h00, teremos uma conversa com as especialistas em conhecimento regulatório Rosana Mastellaro e Celia Aihara para apresentarmos as práticas utilizadas pelas indústrias farmacêuticas para implementar a Gestão do Conhecimento. 

Celia Aihara

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática e Gestão do Conhecimento na UNINOVE, Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela UNINOVE, MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Especialista em Comunicação com o Mercado pela ESPM, Especialista em Engenharia Clínica pela UNICAMP e Tecnóloga em Saúde pela Fatec-Sorocaba. Possui mais de 20 anos de experiência em Assuntos Regulatórios na área de Dispositivos Médicos em empresas como Edwards Lifesciences, Olympus Optical e Shimadzu do Brasil. Nos últimos anos desenvolveu processos e práticas de Gestão do Conhecimento na área de Assuntos Regulatórios, é facilitadora em cursos de Assuntos Regulatórios e Sistemas de Gestão da Qualidade e pesquisa sobre a Gestão do Conhecimento em ambiente de inovação com as Aceleradoras de Startups e Startups.

Rosana Mastella

Farmacêutica, pela Faculdade de Farmácia Oswaldo Cruz.
Atuou por 17 anos na indústria farmacêutica nas áreas de Treinamento, Garantia de Qualidade, Atendimento ao Consumidor, Assuntos Regulatórios. Possui especialização em Gestão de Projetos pela FGV. Desde 2008 atua no Sindusfarma com temas técnico regulatórios, incluindo Farmacovigilância e Pesquisa Clínica. Atualmente é Diretora Técnico Regulatória e Inovação, sendo responsável pela interlocução com as autoridades para promoção e defesa do setor industrial farmacêutico além de coordenar os trabalhos da equipe para divulgação e orientação aos associados da regulamentação sanitária aplicável e da condução de discussões de consultas públicas e outros temas de interesse do setor.

19h - Sessão de palestras selecionadas

AS DINÂMICAS DE DADOS, INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS
Engenheiro MSc Willian Limonge, Instituto de Fomento e Coordenação Industrial

Redes de compromissos organizacionais: uma abordagem voltada para aprendizagem e geração de resultados
Ana Cristina Carneiro dos Santos, Universidade de Brasília / Faculdade de Ciência da Informação

​Moderadora: Elissandra Hurtado

Consultora em projetos de Gestão do Conhecimento, Gestão de Inovação, Cultura Organizacional e Comunicação
MBA em Gestão da Tecnologia da Informação – FEF/SP.
Graduada em Comunicação Social – Bacharelado em Jornalismo – FEF/SP
Graduada em Ciência da Computação – Unifev/SP
Especialista em Recursos Humanos – FEF. Especialista em Desenvolvimento de Sistemas sob Tecnologia Cliente, Servidor e Internet – UNIRP/SP. Certificação Líder do Futuro Executivo – Crescimentum. Certificada pelo Programa Essencial em Gestão do Conhecimento – SGBC como Gestora do Conhecimento. Especialista em Design Gráfico – SENAC – Consolação/SP.  
Conta com mais de 18 anos de experiência nos setores público e privado, atua nas áreas de comunicação/marketing, Projetos Gestão do Conhecimento, Inovação, Cultura organizacional, desenvolvimento e formação de pessoas. Responsável pela implantação e coordenação do Programa de Gestão do Conhecimento da Prodam-SP, como também  da implantação do MPS-BR – Certificação Nível F – Software-Prodam. Mapeou Recursos Tecnológicos e Matriz de Conhecimento dos projetos e pessoas envolvidas. Na SABESP-Metropolitana atuou em projetos de comunicação e gestão de conteúdos para colaboradores.
Em 2019 passou a integrar a Diretoria Executiva da SBGC e este ano assumiu também a Diretoria de Educação da SBGC, que está sendo uma experiência enriquecedora.

14h - A Gestão do Conhecimento aplicada em Programas de Transferência de Tecnologia

Os programas de Transferência de Tecnologia são um conjunto de processos para a transferência de conhecimento que visa atender a demanda de indivíduos, empresas e/ou governos, que têm o interesse em desenvolver e explorar comercialmente a tecnologia, seja por meio de novos produtos, processos ou aplicação em materiais e/ou serviços.
Estes programas, geralmente são tratados em âmbitos contratuais onde seus processos são medidos através de entregas definidas, mensuráveis para fins de medições contratuais, como relatórios, horas treinamentos, etc. Porém uma vez transferido estes programas são finalizados muitas vezes sem pensar em uma continuidade. 
O painel A Gestão do Conhecimento aplicada em Programas de Transferência de Tecnologia, tem como objetivo abordar e discutir como a gestão do conhecimento pode tornar o processo perene para que empresas e governos podem desenvolver e explorar a tecnologia em novos produtos, processos aplicações, materiais e serviços.
O painel tem como objetivo apresentar alguns cases aplicados em empresas com projetos de Transferência de Tecnologia, e como a Gestão do Conhecimento pode ajudar neste processo.

Vinícius Leite dos Anjos – Itaguaí Construções Navais

Engenheiro Químico pela UFRRJ, Mestre em Ciências e Tecnologia de Materiais pela UEZO, Especialista em Gerenciamento de Projetos e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Experiência de 20 anos, principalmente nas áreas de Processos e Gestão Estratégica, atuando em Indústrias Química, Petroquímica, Alimentos e Naval de Defesa. Atualmente responsável pelo Programa Gestão do Conhecimento, Inovação e Transferência de Tecnologia de Construção dos Submarinos da Classe Riachuelo para a Marinha do Brasil na Itaguaí Construções Navais.

19h - Sessão - Apresentação de Casos selecionados

1- Redes Técnicas de Projetos, Vale SA
2 - Comunidade de Prática de Profissionais de Biblioteconomia e Ciência da Informação - CoPBCi Comunidade de prática
3 - Gestão do Conhecimento na Controladoria-Geral do Estado

​Moderadora: Cristiele Petri

​Diretora Regional da SBGC em Santa Catarina, Administradora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) desde 2009, professora voluntária da Pós-Graduação em Gestão Pública do IFSC. Mestre em Administração, Especialista em Gestão do Conhecimento, Especialista em Consultoria de Micro e Pequenas empresas, Especialista em Controle da Gestão Pública, Administradora, Certificação em Consultoria e Avaliação em Gestão do Conhecimento. Profissional atuante em Gestão Estratégica e Consultoria em Gestão do Conhecimento com foco em conhecimento – gestão – resultados.

19h - Sessão de Apresentação de Casos selecionados

1 - Gestão do Conhecimento Tácito, FMG
2 - O uso do audiovisual nas ações de ambientação e socialização de novos colaboradores para disseminação do conhecimento institucional, Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA.

​Moderadora: Cristiele Petri

​Diretora Regional da SBGC em Santa Catarina, Administradora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) desde 2009, professora voluntária da Pós-Graduação em Gestão Pública do IFSC. Mestre em Administração, Especialista em Gestão do Conhecimento, Especialista em Consultoria de Micro e Pequenas empresas, Especialista em Controle da Gestão Pública, Administradora, Certificação em Consultoria e Avaliação em Gestão do Conhecimento. Profissional atuante em Gestão Estratégica e Consultoria em Gestão do Conhecimento com foco em conhecimento – gestão – resultados.

19h - Gestão do conhecimento na Indústria Farmacêutica

Nesta sessão a pesquisadora Talita Ferreira apresentará os resultados de uma pesquisa realizada em 2019 numa indústria farmacêutica brasileira, no qual foi implementado as práticas de Gestão do Conhecimento (GC). Essas práticas iniciaram-se com o diagnóstico do desalinhamento do conhecimento técnico, aplicando-se um questionário aos 137 colaboradores. A GC propiciou aos colaboradores autonomia para a tomada de decisão, melhorou as visitas de vendas, a satisfação dos clientes externos e gerou internamente um círculo virtuoso de contínua aprendizagem.

Talita Ferreira


Consultora, pesquisadora, professora e uma estudante-profissional apaixonada por compartilhar conhecimento. Também é farmacêutica-bioquímica pela UNIP/SP, com MBA em Inovação em Saúde pelo Instituto Butantan/SP, mestre em empreendedorismo pela FEA/USP e doutoranda em economia das empresas pela Universidade de Salamanca/Espanha e University of Health Sciences and Pharmacy de St. Louis/Estados Unidos.

17h - Tendências de futuro e os desafios para a criação de conhecimento nas organizações: apresentação de metanálise

​Estudos de futuro publicados nos últimos cinco anos apontam mudanças ambientais, sociais e tecnológicas que vão afetar os negócios e as organizações pelos próximos 20 anos. Os cenários futuros indicam transformações nas práticas empresariais e a necessidade de desenvolvimento de novas capacidades organizacionais.
Quais as implicações desses possíveis futuros para a gestão do conhecimento e a inovação? Neste encontro, a equipe Impakt apresenta uma metanálise de mais de 20 estudos de tendências e discute as possíveis contribuições da Gestão do Conhecimento na criação de novos futuros no mundo corporativo.

Jaqueline Matos

​Consultora Impakt em Gestão do Conhecimento. MBA em Gestão de Processos e Metodologias Ágeis, Coordenadora do Panorama GC BR – Edição 2020 e 2021, da SBGC.

Rafaela Andrade

Consultora Impakt, atua em projetos de Gestão do Conhecimento e Gestão da Inovação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP).

Beto do Valle


Fundador da Impakt Consultoria, graduado em comunicação, MBA em Marketing, tem extensão em Gestão Estratégica de Pessoas e em Gestão do Conhecimento. Foi sócio-diretor da TerraForum Consultores e gerente corporativo na Tigre S.A. nas áreas de marketing, estratégia e desenvolvimento humano. Atua em gestão do conhecimento, gestão da inovação e educação corporativa desde 2001, liderando projetos nessas áreas em empresas líderes no Brasil e no exterior.

17h30 - Encerramento Participativo

É uma sessão colaborativa, integrativa e divertida para construir novas conexões e criar novo conhecimento. Todos são palestrantes e participantes. Uma sessão onde a sala é mais inteligente do que o mais inteligente na sala.

​Gian Zelada

É especialista em tecnologias educacionais, facilitador gráfico e de Design Thinking

Maria Fernanda Costa

É facilitadora de processos de diálogo, inovação & mudança, aprendizagem organizacional, desenvolvimento de times e liderança consciente. Docente no Programa Internacional de Práticas Colaborativas e Dialógicas do ICCP e Programa Essencial da SBGC.Desde 2016 responsável voluntária pelo processo de mudança organizacional e de cultura da Liga Solidária.
Mestre em Psicologia Social (IP-USP/2005), Administradora de Empresas (FAAP/1984) com pós-graduação em Marketing (FGV-SP/1990) e especializações em Desenvolvimento Organizacional (Adigo), Appreciative Inquiry (Case Western) e Coordenação de Grupos Operativos (Instituto Pichon Rivière). Certificada em Biologia Cultural por Humberto Maturana e Ximena D’ávila em 2010

Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.

Realização e Apoio

Contato

Seja membro da comunidade

Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados. 
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.

plugins premium WordPress