Como definir Gestão do Conhecimento? Não é uma tarefa simples. Podemos dizer que a GC é um conjunto de práticas e estratégias que envolvem a criação, armazenamento, compartilhamento e aplicação do conhecimento dentro de uma organização. Também podemos dizer que é uma forma de gerir negócios baseados em um aitvo intangível valioso, o conhecimento.
A Era do Conhecimento tem movimento rápido, dinâmico. O conhecimento, com a internet, e a hiperconexão do mundo, flui em velocidade nunca experimentada. Vivemos a era do conhecimento e do capital intelectual. Tempos em que a Inteligência Artificial aprende padrões de comportamento e está substituindo funções, atividades, empregos e profissões. O conhecimento humano é o grande diferencial dos dias atuais.
As organizações que apresentam diferencial nos dias de hoje são aquelas que conseguem trabalhar os conhecimentos de seus colaboradores em favor da organização. Uma vez que se abre espaço para diálogo e discussão, que se cria um ambiente que estimule a colaboração e o compartilhamento, ganha-se vantagem competitiva. Conhecimento compartilhado é relação ganha-ganha. Peter Drucker, percebendo a rápida evolução e revolução na qual o mundo entrava, popularizou o termo “trabalhadores do conhecimento” já na década de 1960.
Alcançar esse diferencial, no entanto, não depende apenas de práticas e estratégias dispersas. É importante destacar que é preciso haver uma governança de GC que olhe para a estratégia de negócio da empresa e cuide para que haja uma integração e visão sistêmica da gestão do conhecimento permitindo que a dinâmica seja eficiente e perdure, trazendo resultados para a organização.
O desafio nos dias de hoje está em manter o conhecimento necessário, estratégico, complexo de ser alcançável e promover um ambiente que favoreça a criação de novos conhecimentos, o desenvolvimento de competências individuais e organizacionais e a inovação. A GC trabalha com mudança de cultura, mudanças que estimulam a construção de novas interações de indivíduos com indivíduos, indivíduos com tecnologia, indivíduos com o ambiente e entre áreas. Mudar cultura não é nada trivial. Leva tempo e encontra muita resistência.
Os trabalhadores do conhecimento tem como principal desafio mostrar que a GC agrega valor ao negócio. Garantir o acesso a informações e conhecimentos relevantes contribui para uma melhoria na tomada de decisão, o compartilhamento de melhores práticas e lições aprendidas facilita a redução de erros e de retrabalho e um ambiente que estimula a colaboração faz com que o trabalho seja mais produtivo. E a GC oferece ainda outras vantagens ao estimular aprendizados a partir de erros e sucessos, impulsionando a melhoria contínua e a inovação.
No cenário empresarial e organizacional em constante evolução dos dias atuais, a gestão do conhecimento é ferramenta crucial para o sucesso e sobrevivência das organizações.
Especialista em Gestão do Conhecimento, facilitadora de conversas e comunicadora. Mãe da Clara e do Mateus.
Há 8 anos trabalhando com GC na Amazul – Amazônia Azul Tecnologias de Defesa. Diretora de Gestão do Conhecimento da SBGC.
Formada em Jornalismo, pós-graduada em Gestão de Negócios e Inovação pela FIA Business School e MBA em Gestão, Liderança e Inovação pela Conquer Business School.