Painel Panorama da GC no Brasil

Dia 1 – 8/11/2016

Atuou em projetos recentes com avaliação de maturidade em gestão do conhecimento, promoção de redes colaborativas e aceleração de projetos de inovação. É o atual presidente da SBGC e professor convidado da FGV-SP. É PhD em knowledge science por JAIST-Japão, mestre em administração pela FGV-SP e graduado em engenharia pela UNICAMP. Fez cursos de especialização em empreendedorismo tecnológico na Universidade da Califórnia, Berkeley e na Universidade de British Columbia.

André Saito Especialista em gestão do conhecimento, inovação e empreendedorismo

Mesa redonda com presidentes - Conhecimento como fonte de valor

Gabriel Barsalini

Atual presidente da Volvo Penta. ​Também trabalhou durante cinco anos na Volvo CE nos Estados Unidos, onde acumulou experiência de campo como engenheiro de aplicações e instrutor técnico, representando a marca em centenas de sessões de treinamentos, tanto nos mercados norte-americano e canadense, assim como na América Latina. É engenheiro mecânico graduado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) com MBA em negócios pela Western Carolina University, dos Estados Unidos.

Rodrigo C. da Rocha Loures

Graduado pela EAESP-FGV, co-fundador da Nutrimental, em 1988 implantou em sua empresa um programa chamado Nova Era, calcado no conceito de administração participativa. A partir de 1997 passou a dar foco ao desenvolvimento de uma cultura de Learning Organization, alavancada pela aplicação sistemática da metodologia do Appreciative Inquiry e pelo envolvimento da totalidade do sistema nos processos de decisão estratégica. De 2003 a 2011 foi presidente da Federação das Industrias do Paraná e do Conselho de Política Industrial da CNI. Atualmente preside o Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade – IBQP e o CONIC – Conselho de Inovação e Competitividade da FIESP.

Wataru Ueda

Wataru Ueda é empreendedor, um dos fundadores e sócio da Magnamed, empresa brasileira voltada para o mercado de cuidados intensivos e especializada em ventilação pulmonar. É formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA e com Pós-graduado em Gestão de Negócios pela FGV. Foi diretor na Takaoka, então líder em fabricação de equipamentos para anestesia no Brasil e trabalhou na Itautec por 20 anos na criação dos primeiros PCs no Brasil. 

Beto do Valle

Fundador da Impakt Consultoria, referência em Gestão do Conhecimento, Gestão da Inovação, Educação Corporativa e Inteligência de Mercado, e facilitador da SBGC Nacional. Foi diretor de Knowledge + Innovation da Globant Brasil e sócio-diretor da TerraForum Consultores, além de executivo em multinacional brasileira. Tem liderado projetos nas mais importantes organizações no Brasil e nas Américas, entre elas Alcoa, Braskem, Banco Central do Brasil, CPFL, Danone, Fundação Grupo Boticário, Gerdau, Grupo ISA, Itaipu, Itaú, Light, ONS, Petrobras, Santander, Serasa Experian e Vale.

Dia 2 - 9/11/2016 - Trilha Principal

Painel: Conhecimento em Rede

Sheila Souza Leitão

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília – UnB. Atualmente é Especialista em Desenvolvimento Industrial do SENAI-DN. Tem experiência na Gestão de Projetos de Inovação e Tecnologia, com ênfase na Gestão das Redes Senai (Design e Têxtil – Confecção) e Gestão do Programa Brasil mais Produtivo.

Ticiana Leon

Desenvolveu projetos em diferentes áreas nos últimos 14 anos num grande grupo de Engenharia e Construção. Seu desafio atual é liderar a área de Gestão do Conhecimento e da Inovação da Itaguaí Construções Navais (ICN), joint venture responsável pela construção de submarinos para a Marinha do Brasil (PROSUB). Originalmente bacharel em Direito e advogada, fez MBA na Fundação Getúlio Vargas e Educação Executiva na HEC Paris.

Selma Jaconis

​​Especialista com mais de 25 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento e inteligência tecnológica no setor químico, atuou em empresas como Pirelli Cabos, Suzano Petroquímica e Braskem e, no setor público, na Divisão de Química do IPT. Desenvolveu método de prospecção tecnológica e construção de roadmaps para tecnologias renováveis e tendências na indústria química. Tem graduação em química industrial e engenharia química pelas Faculdades Oswaldo Cruz, mestrado em físico-química de polímeros pela USP, MBA em gestão Tecnológica para Indústria Química pela UFRJ e doutoranda em technology roadmapping e prospecção tecnológica pela UFRJ.

Painel: Educação Corporativa

Ângela Peres

Graduada em Agronomia pela UFMG, mestre em Fitopatologia e doutora em Ciências dos Alimentos pela Univ. Fed. de Lavras-MG. Fez pós-doutorado em Análise de Risco e Segurança de Alimentos no Dept. de Economia y Ciências Sociales Agrárias da Univ. Politécnica de Madrid – Espanha. Foi Diretora do Dept. de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e da Escola Nacional de Gestão Agropecuária do MAPA. É Fiscal Federal Agropecuário do MAPA e possui experiência na área de construção e implementação de políticas públicas voltadas para educação alimentar e nutricional e para o controle de qualidade e inocuidade de insumos e produtos agropecuários.

Ariel da Silveira

Bacharel em Direito, Advogado com especialização em Direito Empresarial e Direito do Trabalho e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Superintendente de Recursos Humanos da ITAIPU Binacional desde 2010. Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Itaipu-BR de Previdência e Assistência Social-FIBRA, desde 2007 e no atual mandato é o vice-presidente do colegiado.

Patricia de Sá Freire

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Atua como professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/ EGC da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Tecnologias da Educação pela PUC/RJ e, especialização em Marketing pela ESPM/RJ e em Psicopedagogia pela UCB/RJ.

Raquel Bentes

Gestora do programa de Gestão do Conhecimento no Sistema Sebrae, atua na Universidade Corporativa Sebrae como responsável pela implantação da Política de Gestão do Conhecimento, mapeamento de conhecimentos críticos, repositório institucional, identificação e reconhecimento de práticas e ações de conhecimento na rede de propósito. Atuou por mais de 10 anos no ensino superior como gestora da rede de Bibliotecas do Senac-DF. Graduada em Biblioteconomia pela UnB, com MBA em Gestão Empreendedora de Negócios, é também empresária, educadora corporativa e professora de pós-graduação nas disciplinas de Gestão da Qualidade e de Empreendedorismo.

Marcos Clemente

Gerente de Serviços de Engenharia no Centro Tecnológico da MAHLE Metal Leve em Jundiaí. Responsável pelos Laboratórios de Ensaios e de Simulações Numéricas, também gerencia a operação de consultoria da MAHLE Powertrain Brasil. Participou da elaboração e implantação de programas de desenvolvimento de RH como Gestão por Competências, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva.

Painel: Inovação

Cláudio Terra

Diretor de inovação e gestão do conhecimento do Hospital Israelita Albert Einstein. Ex-diretor executivo da empresa de tecnologia Globant no Brasil, sócio-fundador da TerraForum, empresa pioneira nos temas gestão do conhecimento, portais corporativos e gestão de inovação. Terra é doutor em engenharia pela POLI-USP, mestre em administração pela FEA-USP e autor de 10 livros.”

Fabiana Ruas

​Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União – TCU desde 2005. Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atuou como Diretora de Soluções de TI no TCU, gerenciando projetos como o sistema de Processo Eletrônico e a Fábrica de Software do Tribunal. Na iniciativa privada, trabalhou principalmente com projetos de Business Intelligence. É Diretora do Centro de Pesquisa e Inovação do TCU, responsável pela implantação do coLAB-i, laboratório de inovação para fomentar o uso de novas tecnologias e a adoção de Design Thinking.

Fabiana Tarabal

Profissional com mais de dez anos de experiência em Inovação, gestão de projetos e relações institucionais. Ao longo dos últimos seis anos, dedicou-se a iniciativas de inovação aberta: gestão de projetos de P&D, cooperação universidade-empresa, iniciativas de crowdsourcing, cocriação com stakeholders e hélice tripla. Tem experiência relevante no desenvolvimento de oficinas de inovação, criatividade e empreendedorismo, e aplicação de metodologias como design thinking e prototipagem.

César Yokomizo

Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela USP, mestre em Administração de Empresas pela FGV, economista pela USP, engenheiro da computação pela USP. Professor de criatividade, inovação e empreendedorismo da Saint Paul Escola de Negócios. Autor de artigos científicos, nacionais e internacionais, e palestrante profissional na área de estratégia, inovação e empreendedorismo. Trabalhou em projetos técnicos e de consultoria de gestão em empresas como Portugal Telecom Inovação (Portugal), Portugal Telecom Inovação Brasil e A.T. Kearney. Experiência profissional inclui projetos na França, Alemanha e Portugal.

Painel: ​Padrões em GC

Adabério Diniz

​Especialista em gestão da manufatura e qualidade com larga experiência no uso de lean manufacturing para redução de desperdícios no chão de fábrica. Tem sólidos conhecimentos na medição da produtividade com indicadores de OEE, FTT, BTS, DTD, e melhoria de resultados operacionais com aplicação da Teoria das Restrições. Gestor da área de Qualidade responsável pelo SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade e por todo processo de certificação de 3ª parte para as normas ISO9001 e ISO TS16949.

Marcelo Yamada

​Administrador de Empresas, graduado pela Universidade de São Paulo, com especialização em Gestão do Conhecimento pela FGV-SP e pelas Faculdades Senac de São Paulo. Auditor em Segurança da Informação pela norma ISO 27001, possui o certificado PMP pelo Project Management Institute (PMI) e o CKM pelo Knowledge Management Institute.No segmento de TI desde 1988, possui ampla experiência na coordenação de projetos e em gestão do conhecimento, estando há 11 no Grupo Promon, primeiramente na Promon Engenharia e, hoje, na PromonLogicalis, onde exerce as funções de Community Manager para o Brasil e Coordenador de Projetos.

Dia 3 - 10/11 - Open Space

Eurico Gushi

​Facilitador de Workshops de Tomada de Decisão, Estratégia e Inovação, criou a Metodologia IDM – Innovation Decision Mapping (1994). Tem mais de 30 anos de pesquisa em problem solving, método heurístico, e 20 anos de experiência prática: facilitou mais de 3.000 IDMs / 12.000 brainstormings. Tem formação em Facilitation Leadership pela Creative Education Foundation, USA; Quality Control Circle Team Leader, Kasai, Nissan Group, Japão. Prestou serviços para empresas como Itaú-Unibanco, Banco do Brasil, Porto Seguro, Janssen, Pfizer, Novartis, Merck, Bayer, FMC, Embrapa, Syngenta, Basf, Bosch, Mahle, ThyssenKrupp, Saint-Gobain, TV Globo, Claro e Unilever.

Mesa com Executivos de GC

Flávia Lacerda

Doutora (UnB/2011-2015) e mestre em Ciência da Informação (UnB/2003-2005), linha de pesquisa: Arquitetura da Informação. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação da UnB. Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação (UnB/2008). Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atua como Diretora-geral do Instituto Serzedello Correa: Escola Superior do TCU, que tem como pilares Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento e Inovação. https://brasilia.academia.edu/FlaviaLacerda

Moisés Falco

​​Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP, possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas e especialização em Sustentabilidade pelo UNIETHOS. Executivo com larga experiência nos setores de infraestrutura e telecomunicações, desenvolveu carreira no grupo Promon, onde atuou em diversas funções e negócios do grupo. Atualmente é Diretor Executivo responsável pelas áreas de Conhecimento e Gestão de Recursos, Operações e Performance da Promon Engenharia.

Paulo da Luz

Gerente corporativo de Carreira, Sucessão e Mobilidade da Petrobras desde junho de 2016. Trabalha há 30 anos na Companhia. Foi gerente corporativo de Gestão do Conhecimento e gerente de Recursos Humanos nas unidades de Exploração e Produção, na Petrobras Transporte – Transpetro e na Unidade de Serviços Compartilhados. Graduou-se como Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará e como Psicólogo na Universidade Santa Úrsula no Rio de Janeiro. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral e formação em consultoria pelo Instituto Áurea Castilho Consultores Associados. É membro do Conselho da SBGC.

World café - O que aprendemos no KM Brasil 2016?

Luciana Annunziata

​Especialista no desenho de processos e dinâmicas que facilitam a solução criativa de problemas, a inovação, a transformação e a aprendizagem, com mais de 15 anos de experiência. Entusiasta e praticante da sustentabilidade, apoia a elaboração de narrativas e branding para empresas ligadas a causas. Empreendedora na Startup Casa Causa, que aproxima pessoas de soluções para tornar seu entorno mais sustentável e sócia da Cann Práticas Sustentáveis. ​Pós-graduada em Criatividade aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela, Psicodramatista formada e pós graduada pela Role Playing, consultora de processos pela Adigo Consultores, economista pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Realização e Apoio

Contato

Seja membro da comunidade

Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados. 
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.

plugins premium WordPress