O que é Gestão do Conhecimento afinal?

A gestão de conhecimento é uma área da gestão que trabalha processos, infraestrutura e pessoas, de forma a melhorar a criação, a troca, o acesso, a retenção, a validação e a utilização do conhecimento, com o objetivo último de contribuir para que a organização atinja os seus objetivos estratégicos. (KMOL, Neves, 2023)

Ainda de acordo com Álvaro Gregório, Head de Inovação do Metrô de São Paulo, gestão do conhecimento…

“é a forma de tornar perene e vivo – e, portanto, tem esse movimento de mudança, de transformação – aquilo que é humano. Você pereniza uma construção que você faz, deixando que o tempo e os outros a modifiquem, a criem, recriem, mas existe ali uma semente da minha contribuição, existe uma semente que veio de onde eu também peguei sementes.” (KMOL -06/09/23).

Fácil de entender, não é mesmo?

Entretanto, há muitos modelos de GC na literatura. E nos deparamos também com muitas definições de gestão do conhecimento nas empresas, o que faz sentido devido à conexão com a estratégia do negócio e às especificidades da cultura de cada uma, embora em última instância todas se configurem como complementares, conforme demonstra o link:  O que é gestão de conhecimento? – KMOL

Adicionalmente encontramos a seguinte definição:

Gestão do conhecimento, é compreender e perceber o contexto para uma abordagem de gestão intencional dos processos de identificar, mapear, compartilhar, disseminar, reter, proteger, experimentar, criar e aplicar conhecimento em produtos, serviços, processos, metodologias e ações de uma organização e/ou sociedade para geração sistêmica de memória, inteligência coletiva e colaborativa e inovação contínua, aumentando a capacidade de reestruturação e transformação de sua natureza, renovando persistentemente sua vantagem competitiva, (SBGC, 2018).

Em um cenário tão complexo e diverso como este, os profissionais de Gestão do Conhecimento enfrentam muitos desafios, desde a tarefa hercúlea de influenciar a alta direção da empresa e as lideranças, realizar diagnósticos, estabelecer processos e parcerias, aplicar metodologias e por fim agregar valor à organização.

Mas e o que é mesmo agregar valor? Um termo as vezes tão senso comum?

Identificar o que é importante, os conhecimentos que devem ser perpetuados e mantidos ou até mesmo revisados e compartilhados para pessoas chave da organização. Demanda um trabalho árduo de mapeamento, validação, consolidação de dados e acima de tudo estruturação.

E qual o motivo de se fazer tudo isso?

Assegurar a sobrevivência da empresa, a manutenção no mercado e busca de novos negócios e a Inovação (que provavelmente estará associada a isso e pode ter como consequência novas patentes), entre outras consequências.

 

Referências Bibliográficas:

SBGC. E-book Programa Essencial da Gestão do Conhecimento – Módulo 1. Fundamentos de GC, 2018.

KMOL – Podcast da Knowman

Lillian Stewart Tescarollo Laudanna, Psicóloga, Coach e Mentora. Trabalha há 35 anos no Metrô de São Paulo, sempre em Recursos Humanos e atualmente alocada na Universidade Corporativa – Unimetro, atuando com Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa.

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