Sistema de gestão de documentos que permite gerenciar uma ampla faixa de documentos eletrônicos em qualquer formato, armazenados em qualquer local. Tem como função oferecer, regular e encaminhar todo tipo de recursos informativos, para o que os submete a um processo de armazenamento, identificação, transformação, organização, tratamento, difusão e recuperação.
Quando utilizar?
Quando da necessidade de:
agilizar a localização de informações.
evitar perda de dados importantes.
disponibilizar acesso simultâneo.
segurança da informação.
reduzir custos, tempo e espaço.
reduzir ou eliminar de ações já realizadas (re-trabalho).
Recursos necessários:
Em construção
Como aplicar?
Em construção
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
Em construção
Exemplos de aplicação:
Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.
Trabalho implantado em 2006: Solução prática para armazenamento e recuperação de informação com uso de software simples.
Objetivo: Expor a adoção de medidas simples para a eliminação de papel, bem como a agilização do fluxo de trabalho, redução de custo, tempo e espaço e eliminação ou redução de ações já realizadas (re-trabalho).
Metodologia: Criação de arquivos digitais em rede, armazenados em pastas divididas por assuntos de interesse da empresa, onde todos os documentos estão disponibilizados no formato PDF e são recuperados através do sistema gratuito Copernic.
Resultados: Os resultados obtidos indicaram recuperação de informação e de documentos de maneira muito rápida, prática, integrada e simultânea, com redução de espaço físico, com consequente aumento da eficiência, produtividade e competitividade.
Conclusões: Com os resultados obtidos pode-se concluir que é viável a implementação de arquivos digitais para armazenamento dos documentos no formato PDF e posterior recuperação da informação através do sistema gratuito Copernic. Tais medidas atenderam as necessidades da empresa e foram bem aceitas por seus pesquisadores. A documentação digital implantada na empresa gerou economia com a agilização de arquivamento, recuperação e processos antes baseados em papel. Possibilitou a migração para o SharePoint em 2009.
Aprenda mais:
Em construção
Processos de Conhecimento
( ) Identificação ( ) Criação ( X ) Retenção ( X ) Transferência ( X ) Aplicação
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