Revista GC Brasil

Revista GC Brasil

Edição atual

Edição especial da Revista GC Brasil, traz entrevista com Etiene Wenger-Trayner e Beverly Wenger-Trayner, artigos interessantes como o papel da liderença no processos de gestão do conhecimento, escrito pelo associado MsC. Dirceu de Miranda... continue lendo

 

Edição out./nov. de 2011

 

 A Gestão do Conhecimento (GC) vem sendo tratada por alguns autores como uma disciplina puramente acadêmica, enquanto outros a encaram como um modelo de gestão que melhora a competitividade das organizações. Há ainda, aqueles que a consideram apenas mais um modismo, como downsizing, qualidade, outsourcing e tantos outros nomes que surgiram e desapareceram, deixando um rastro nem sempre positivo nas organizações. Neste sentido, com o objetivo de esclarecer ao leitor do que se trata gerenciar uma organização usando adequadamente o conhecimento crítico e necessário, é que surge a GC Brasil – a revista da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.

 

CONHECIMENTO PARA MUDAR O MUNDO

   Como a informação, comunicação, tecnologia apreendida de forma sustentável pode transformar ideias e gerar conhecimento para mudar o mundo.

   Como as iniciativas públicas e privadas estão pensando a inovação sustentável de conhecimento.

 


 

Assinatura

Em breve informações sobre assinatura. Para Associados SBGC a revista faz parte do Kit boas vindas, e tem distribuição bimestral

Enviar Artigos

A produção de conhecimento em GC é parte da contrução social, publicar na revista GC Brasil é levar informação a quem faz acontecer.

Anunciar

Saiba como anunciar na GC Brasil Clique aqui


 



Edições anteriores

GCBrasil Novembro de 2009 N11


Temas da edição:
  • A aplicação da metodologia do Sense-making.
  • Metodologia para o desenvolvimento de taxinomia.
  • Comunicação e Gestão do Conhecimento: O que as empresas precisam aprender para continuarem vivas?
GCBrasil maio de 2009 N10


Temas da edição:
    • Especial KMBrasil Parte 3.
    • Biblioteca Multimídia em saúde pública.
    • A gestão estratégica do conhecimento a partir de hábitos organizacionais inteligentes Inteligência Corporativa.
GCBrasil fevereiro de 2009 N9


Temas da edição:
  • Especial KMBrasil Parte 2. O Perfil do Profissional de Inteligência Competitiva.
  • Portal corporativo como diferencial estratégico para tomada de decisões e Gestão do Conhecimento.
  • Método de avaliação do conhecimento organizacional.
GCBrasil novembro de 2008 N8


Temas da edição:
  • Especial KMBrasil Parte 1 Gestão do Conhecimento e Redes Organizacionais.
  • Grupos de trabalho e comunidades virtuais.
  • Compartilhamento do conhecimento por meio da auto-avaliação da gestão.
GCBrasil agosto de 2008 N7


Temas da edição:
  • Portais corporativos e a gestão do conhecimento a cultura orientada à aprendizagem o comércio internacional do conhecimento.
GCBrasil novembro de 2008 N6


Temas da edição:
  • O papel da tecnologia da informação como auxílio à engenharia e gestão do conhecimento.
  • Gestão do Conhecimento para profissionais liberais.
  • Análise, Avaliação e Otimização de Gestão do Conhecimento.
GCBrasil novembro de 2007 N5


Temas da edição:
  • A Comunicação que comunica ação.
  • WEB 2.0: GC e ética informacional.
  • Inteligência Competitiva Setorial: Aplicação & Resultado para Micro-Empresas.
GCBrasil novembro de 2007 N4


Temas da edição:
  • Especial KMBrasil 2006. O processo de Implantação da GC.
  • Educação e Conhecimento: uma agenda para o Brasil.
  • GC na Administração Pública.
GCBrasil novembro de 2007 N3


Temas da edição:
  • A importância da Gestão de Conflitos para GC nas Organizações.
  • Conhecimento Gera Transformação: esse é um caminho sem volta.
  • Diagnóstico de redes informais nas organizações: um método de apoio à GC.
GCBrasil - 2006 N2


Temas da edição:
  • Gestão do Conhecimento: mito ou realidade?
  • Mais conhecimento ou menos capacidade de gestão?
  • Avaliar o intangível: será possível?
GCBrasil - 2006 N1


Temas da edição:
  • Sociedade do conhecimento, Origem: Pessoas, Foco: Capital Intelectual
  • Case: Emrbapa: "O interesse por Gestão do Conhecimento é grande, mas a falta de informação é um obstáculo a ser vencido"