Facebook
Twitter
Linkedin
Flickr
SlideShare
RSS
Blog SBGC

OFICINA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO

Versão para impressãoEnviar para amigoExportar página em PDF

Ranking mundial colocou o Brasil na 38ª posição em inovação e competitividade. Para ajudar o País a melhorar sua capacitação, a SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento promove, nos dias 14 e 15 de março, a Oficina de Gestão da Inovação, ministrada pelo especialista André Saito.


Profissionais de inovação ou outros que estejam envolvidos em projetos de inovação em áreas de marketing, estratégia, engenharia, operações, qualidade e projetos terão a oportunidade de conhecer os principais modelos de gestão da inovação e desenvolver uma compreensão mais abrangente de conceitos, métodos e ferramentas sobre o assunto.

É que o PhD em Knowledge Science André Saito, diretor de Educação em Gestão do Conhecimento e Inovação da SBGC, elaborou uma Oficina de Gestão em Inovação, que será ministrada nos próximos dias 14 e 15 de março, das 8h30 às 17h30, no Espaço Vista Paulista, em São Paulo. “O objetivo é estimular entre os participantes a capacidade de iniciar e conduzir projetos de inovação, de implementar e gerir processos de inovação e de cultivar ambientes criativos e inovadores”, revela Saito, que é professor da FGV e SENAC SP e diretor da Allagi Open Innovation Services, consultoria especializada em inovação.

“Pretendemos discutir os mecanismos de alinhamento das iniciativas de inovação à estratégia do negócio, a fim de assegurar resultados e geração de valor”, complementa. De acordo com o instrutor, para alcançar a competitividade, “o Brasil precisa, num primeiro momento, capacitar suas empresas desde a sistematização dos processos até a formação de recursos humanos, com ênfase na solução de desafios”. Para Saito, é necessário que o País invista mais em P&D – Pesquisa e Desenvolvimento - , além de criar uma cultura de inovação e gestão do conhecimento dentro das organizações. “Esse compromisso aumentará as possibilidades de inovação e fortalecerá laços entre a constante formação dos recursos humanos, as atividades de P&D e os setores produtivos”, aposta.

Ranking de Inovação

Recente relatório da Information Technology and Innovation Foundation (ITIF), sediada em Washington (EUA), classificou o Brasil na 38ª colocação no ranking de inovação e competitividade. Ocupam as primeiras posições Cingapura, Finlândia, Suécia e Estados Unidos. Nosso País ficou à frente apenas da Turquia, México, África do Sul, Argentina, Índia e Indonésia.

O levantamento analisou 16 fatores da competitividade global, avaliados, com pesos diferentes, em seis grupos de indicadores básicos: desempenho econômico (25%), capacidade de inovação (22%), infraestrutura de tecnologia da informação (20%), empreendedorismo (12%), política econômica (11%) e capital humano (10%).

Sobre o facilitador

André Saito é PhD in Knowledge Science pelo Japan Advanced Institute of Science and Technology, mestre em administração de empresas pela FGV-SP e graduado em engenharia elétrica pela UNICAMP. Tem formação em empreendedorismo tecnológico pela Universidade da Califórnia, Berkeley e Universidade de British Columbia. O especialista em gestão do conhecimento e educação corporativa desenvolveu e conduziu projetos em organizações como Caixa Econômica Federal, Fininvest, KPMG, Price Waterhouse, EDS-GM e Aracruz Celulose, entre outras. Foi empreendedor e hoje participa como juiz e mentor em competições de novos negócios. É professor da FGV e Senac SP nas áreas de gestão do conhecimento, empreendedorismo e inovação. Atual coordenador da pós graduação em gestão estratégica de pessoas do Senac SP, professor da FGV SP, diretor da Allagi Open Innovation Services, e diretor de Educação da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC e do Centro de Open Innovation Brasil.


Realização: SBGC

Facilitador: André Saito

Data: 14 e 15 de março (quarta e quinta)

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: Vista Paulista - Unidade Vergueiro

Rua Vergueiro, 1759, Paraíso São Paulo (SP)

 

Mais informações e inscrições: (11) 3063-4360  - sbgceduc@sbgc.org.br - @sbgcnacional

Investimentos: de R$ 600 a R$ 1.200


 

AnexoTamanho
dark.jpg16.06 KB
stock-photo-calendar-reminder-brains-storming-73442032.jpg80.89 KB